O piloto-revelação Alan Hellmeister nunca esteve tão perto da Fórmula 1 como agora. Amanhã (sábado, 8/11), às 22h30, ele vai dividir a pista do Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia, região metropolitana de São Paulo, com oito pilotos que correm ou já competiram na Fórmula 1. Hellmeister disputará a vitória das 500 Milhas da Granja Viana, a prova mais importante do kart brasileiro, com “feras” como Rubens Barrichello, Juan Pablo Montoya, Felipe Massa, Luciano Burti, Antonio Pizzonia, Christian Fittipaldi, Roberto “Pupo” Moreno e Alessandro Zanardi. O piloto da Fórmula 3 Sul-Americana, que já venceu as 500 Milhas em 1999, não vê a hora de entrar na pista com essas estrelas do automobilismo. “Eles são pilotos de Fórmula 1, a categoria de sonho para todos nós”, destaca Alan.
Hellmeister vai também correr contra veteranos da Indy, como Felipe Giaffone e Tony Kanaan, da Fórmula Cart, como Jimmy Vasser, Oriol Servia e Michel Jourdain Jr. “Com tantas estrelas internacionais, a melhor estratégia é ir com calma para não bater. Esta é uma prova de constância, e não só de velocidade”, explica Hellmeister, que entende muito do assunto: ele já venceu mais vezes no kart que o tricampeão mundial Ayrton Senna, acumulando 17 títulos na categoria de base do automobilismo.
Entre as 73 equipes que vão disputar as 500 Milhas, o time de Alan Hellmeister está entre os dez favoritos. A equipe Alcindo Racing, patrocinada pela empresa Loctite, é formada por Hellmeister, pelo piloto Roberto Pupo Moreno, da Fórmula Cart, e por Aloísio Coelho, campeão inglês de Fórmula Renault de 1998. “Estamos lutando para chegar entre os seis primeiros e subir ao pódio”, reforça o chefe de equipe, Ayrton Alcindo. Investimentos não faltam: três karts estão sendo preparados para a prova, ao custo de R$ 120 mil. Em relação aos pilotos, a confiança é total. “Hellmeister já foi campeão nesta prova, anda rápido e sabe acertar o carro. E Moreno, apesar de participar pela primeira vez das 500 Milhas, tem uma bagagem muito boa no automobilismo”, elogia Alcindo.
Sucesso precoce – Alan Hellmeister, que chegou na semana passada da França, onde acompanhou a última etapa da F-3 européia, já tem uma carreira de destaque no automobilismo. Em seis anos de pistas, acumulou 17 títulos no kart, número superior ao de qualquer outro piloto brasileiro. Do kartódromo de Avaré (SP), onde começou, às pistas internacionais da América do Sul, foram muitas conquistas: o piloto é campeão pan-americano, bicampeão brasileiro, tetracampeão paulista e tricampeão paranaense de kart.
Em 2002, o atleta participou de sete das dez etapas da Fórmula Renault, pela equipe Cesário Fórmula, e ganhou destaque: chegou a fazer a volta mais rápida do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Este ano, Hellmeister estreou pela equipe Amir Nasr Racing e ocupa o 3º lugar na Fórmula 3 Sul-Americana, a mais importante categoria de monoposto no continente, responsável pela formação de grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, entre outros. Os carros da Fórmula 3 são construídos com os mesmos materiais e tecnologia que os da F-1, com chassi fabricado de fibra de carbono, e andam , em média, a 250 km/h.
O objetivo de Hellmeister é sair bem preparado nesses dois anos de campeonato sul-americano para chegar à F-3 da Inglaterra. “Depois, quero ir para a Fórmula 1 e sei que tudo será conseqüência deste trabalho que venho fazendo”, completa o jovem piloto, fã de Senna e admirador do estilo de Michael Schumacher. Coincidentemente, Alan é brasileiro com sobrenome alemão.