Por Giovanni Romão
Na primeira corrida em Valência, nesta nova fase do circuito espanhol na Fórmula 1, ele fez pole position, melhor volta da corrida e ainda cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Felipe Massa não poderia deixar o drama do GP da Hungria para trás de outra forma, faturando o GP da Europa e assumindo a vice-liderança do campeonato.
Depois de partir da posição de honra no grid,Massa manteve a liderança na largada, como Lewis Hamilton em segundo e Robert Kubica na terceira colocação. Kimi Raikkonen, que garantiu o quarto lugar no grid, perdeu uma posição para Heikki Kovalainen, caindo para quinto.
Ainda na primeira volta, um toque de Nakajima na traseira da Renault de Fernando Alonso, tirou o espanhol da prova. O japonês da Williams também teve de entrar nos boxes, mas retornou para prova.
Na primeira parte da corrida, Massa conseguiu abrir uma boa vantagem de cinco segundos para Hamilton, antes do primeiro pit stop. Com 14 voltas, o brasileiro entrou para fazer sua parada, voltando para pista à frente de Kimi Raikkonen, na quarta posição.
O inglês da McLaten, líder da temporada, ficou mais duas voltas na pista, antes de fazer sua primeira parada de boxes. Com as paradas de Robert Kubica e Kimi Raikkonen, a briga novamente voltou a ficar reservada entre Massa e Hamilton, agora separados por apenas três segundos. Kovalaianen também entrou no pit e devolveu as principais posições do espetáculo para os concorrentes ao título mundial.
No meio do grid, pouca briga por posições, e os brasileiros Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello, em uma corrida muito discreta, com os dois apostando em apenas uma parada nos boxes. O piloto da Honda chegou a errar, dando uma voltinha na área de escape.
Na liderança, Felipe Massa passou a apostar em um ritmo forte de prova, abrindo 10 segundos para Hamilton antes de fazer seu segundo pit, na volta 37. Na saída dos boxes, o mecânico da Ferrari liberou Massa quando Adrian Sutil, da Force India, também terminava sua parada, quase provocando um toque dentro do pit.
Com a corrida sob controle, Massa voltou na segundo colocação e apenas aguardou o segundo pit stop de Lewis para voltar à liderança.
A Ferrari ainda cometeria outra confusão na segunda parada de Kimi Raikkonen. O mecânico liberou o finlandês antes do fim do reabastecimento. O atual campeão mundial acelerou sua Ferrari e acabou arrastando o mecânico responsável pelo reabastecimento, junto com a mangueira. O profissional foi encaminhado ao hospital, com uma fratura na perna.
Faltando 11 voltas para o final, para desespero do time de Maranello, outro problema de confiabilidade, e o estouro do motor de Raikkonen na reta dos boxes.
Mas este não era mais um problema de Massa, que seguiu firma na ponta para faturar sua quarta vitória na temporada.
Grande corrida também da Toyota, que consegiu colocar dois pilotos nos pontos, e também Vettel e Roberg, que pontuaram na corrida européia.
Com este resultado, Hamilton mantém a liderança do campeonato com 70 pontos, seguido por Felipe Massa (64), Kimi Raikkonen (57), e Robert Kubica (55).
A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas com o GP de Spa-Francorchamps, no dia 7 de setembro.
Confira o resultado do GP da Europa:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3) Robert Kubica (POL/BMW)
4) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
5) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
6) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)
7) Timo Glock (ALE/Toyota)
8) Nico Rosberg (ALE/Williams)
9) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
10) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
11) Nelson Piquet (BRA/Renault)
12) Mark Webber (AUS/Red Bull)
13) Jenson Button (ING/Honda)
14) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
15) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
16) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
17) David Coulthard (ESC/Red Bull)
OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)
OUT) Fernando Alonso (ESP/Renault)