Por Victor D. Berto
O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2008 de Fórmula 1, em um final incrível envolvendo chuva, rodadas, a batida do finlandês Kimi Raikkonen, neste domingo. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, chegou na segunda posição, seguido pelo alemão Nick Heidfeld, da BMW.
Raikkonen fez uma belíssima largada, pulando para a segunda posição e voltas depois assumindo a liderança. Liderando até restar quatro voltas para a bandeira quadriculada, a chuva veio, Hamilton pressionou e ultrapassou. Depois de muitos trocos, escapadas, o finlandês terminou no muro. Então o caminho ficou livre para Hamilton e Massa que passearam na volta final para não deixarem os carros escaparem.
Heidfeld conseguiu a terceira posição a alguns metros da chegada. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, chegou na quarta posição, pouco à frente de Sebastian Vettel e Sebastien Bourdais, ambos da Toro Rosso.
O finlandês Heikki Kovalainen, companheiro de Hamilton, à poucos metros de marcar dois pontos, também abandonou a prova, como seu compatriota. Os brasileiros Rubens Barrichello, da Honda, e Nelson Piquet, companheiro de Alonso, abandonaram a prova, com problemas na caixa de câmbio e um acidente, respectivamente.
A Fórmula 1 volta na próxima semana com o GP da Itália.
Confira o resultado do GP da Bélgica:
1) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
4) Fernando Alonso (ESP/Renault)
5) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)
6) Robert Kubica (POL/BMW)
7) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
8) Timo Glock (ALE/Toyota)
9) Mark Webber (AUS/Red Bull)
10) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
11) David Coulthard (ESC/Red Bull)
12) Nico Rosberg (ALE/Williams)
13) Adrian Sutil (ALE/Force India)
14) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
15) Jenson Button (ING/Honda)
16) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
17) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
OUT) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
OUT) Nelson Piquet (BRA/Renault)