Por Giovanni Romão
Atualizado às 15h46
Pouco mais de duas horas após o encerramento do confuso GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2008 da Fórmula 1, os comissários da Federação Internacional de Automobilismo divulgaram a punição ao inglês Lewis Hamilton, que cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Com essa decisão, o brasileiro Felipe Massa foi decretado vencedor em Spa.
Por ter cortado a chicane da Bus Stop na volta 42, quando brigava pela liderança como Kimi Raikkonen, da Ferrari, o inglês teve 25 segundos acrescidos ao seu tempo de prova, o que resultou na queda para a terceira colocação na classificação oficial da prova, levando Massa ao primeiro lugar e Nick Heidfeld para terceiro.
Quando faltavam quatro voltas para o final da corrida, uma fraca chuva foi o suficiente para deixar o piso liso e provocar “muvuca” no GP. Kimi Raikkonen, que liderava com tranquilidade desde as voltas iniciais, viu Hamilton se aproximar e partir para cima, fazendo a ultrapassagem na reta principal, logo depois de cortar a chicane, o que resultou na punição.
Na volta seguinte, Raikkonen rodou sozinho e acabou batendo no muro, abandonando a prova.
Assim que terminou a etapa, foi dado início ao processo de investigação sobre o corte da chicane, sendo que os comissários entenderam que Hamilton levou vantagem com a manobra, violando o artigo 30.3(a) do regulamento esportivo.
Com o novo resultado, Felipe Massa sobe para 74, ficando apenas dois pontos atrás de Hamilton.
A McLaren, no entanto, já entrou com uma apelação contra a decisão dos comissários, alegando que Hamilton ficou mais lento ao cortar a chicane, além de ter devolvido a posição para Raikkonen.
Classificação final atualizada:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
2) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
3) Lewis Hamilton (ING/McLaren)- punido
4) Fernando Alonso (ESP/Renault)
5) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)
6) Robert Kubica (POL/BMW)
7) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
8) Mark Webber (AUS/Red Bull)
9) Timo Glock (ALE/Toyota) – punido
10) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
11) David Coulthard (ESC/Red Bull)
12) Nico Rosberg (ALE/Williams)
13) Adrian Sutil (ALE/Force India)
14) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
15) Jenson Button (ING/Honda)
16) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
17) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
OUT) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
OUT) Nelson Piquet (BRA/Renault)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.