Equipes querem mudar panorama da F-1

Se depender da vontade das equipes médias da Fórmula 1, o campeonato de 2004 terá um novo panorama. Toyota e BAR, em especial, são as que mais demonstram aspirações para a temporada que vem, entre elas pódios e vitórias.

Com o oitavo lugar no Mundial de Construtores deste ano, a Toyota visa um salto maior para 2004, quer terminar o ano em quinto. Para o chefe da equipe, Ove Andersson o que conquistaram nesta temporada foi bom, mas sua ambição o leva a desejar mais para o futuro e a acreditar que podem alcançar este resultado.

“Na minha opinião nós ainda precisamos de experiência, mas isso só vem com o tempo. Iremos nos concentrar em melhorar nossa performance na classificação, buscando sempre largar entre os oito primeiros e converter isso em bons resultados na corrida, algo que pudemos fazer em 2003. Ficamos perto do quinto colocado, então essa é a nossa meta para o ano que vem”, declarou Andersson.

Já o piloto da BAR, Jenson Button está pensando em vôos mais altos. Para 2004, ele quer vitórias, e não apenas conseguir terminar as corridas entre os três primeiros, ficando no pódio. Ano que vem ele disputa a quinta temporada na categoria, segunda pela atual equipe.

“Talvez eu seja um desses pilotos que têm no primeiro pódio uma vitória”, afirma. “Teremos que esperar para ver. Neste ano eu tive muita má sorte. Tem gente que diz que você faz sua sorte, mas com os problemas que apareceram, não tinha nada que podia fazer”, lamenta.

Além de vitórias e pódios, para 2004 Button quer consistência. “Se você olhar para a temporada que acabou agora, ninguém foi realmente consistente, esta é nossa grande meta para o ano que vem”. A BAR terminou 2003 com o quinto lugar no Mundial de Construtores, e Button foi o nono.

O piloto da Jaguar, Mark Webber, por exemplo, fica cauteloso ao falar de seu futuro na Fórmula 1. Considerado uma das grandes revelações da temporada, ele acredita que suas rivais estarão muito mais competitivas em 2004. “Será bem mais difícil o campeonato que vem”, justifica ele. “A BAR-Honda e a Toyota estarão bem mais fortes na próxima temporada”.

Amigos da Velocidade