Button comanda dobradinha da Brawn GP na Austrália

Por Giovanni Romão

A história da Brawn GP na Fórmula 1 não pára de ganhar capítulos felizes. Depois de garantir a dobradinha no grid de largada para o GP de Melbourne, a equipe garantiu também o primeiro e segundo lugares na prova, com a vitória de Jenson Button, seguido por Rubens Barrichello. Na terceira colocação, fechando o pódio, aparece o italiano Jarno Trulli, da Toyota.

O início de corrida não foi nada fácil para Barrichello. Enquanto Button manteve a ponta com facilidade, o brasileiro largou muito lento e acabou caindo para a sétima colocação. Bom para Sebastian Vettel e Felipe Massa, que assumiram a segunda e terceira posições.

Quem também pula bem nas voltas iniciais é o brasileiro Nelsinho Piquet, subindo da 15ª colocação para nono.

Os pilotos com pneus macios, com apenas oito voltas, começam a sofrer com o desgaste excessivo dos pneus e antecipam suas paradas de boxes. A situação alerta as equipes que largaram de pneus duros.

Kazuki Nakjima, da Williams, então, bate forte no muro e o carro retorna para o meio da pista, provocando a entrada do safety-car. Os times que ainda não haviam feito seu primeiro pit stop chamam seus pilotos e então colocam bastante combustível no tanque, visando um terceiro trecho de corrida bem curto, quando haveria a obrigação pelos pneus macios.

A corrida foi marcada por grandes disputas por posições, devido as grande modificações de regulamento aplicadas para esta temporada. Na relargada da prova, Piquet, que vinha na sétima colocação, teve um problema na freada da primeira curva e acabou abandonando.

Nas primeiras colocações, Button seguia mantendo o primeiro posto, seguido por Vettel e Massa. Durante o segundo trecho da corrida também foi possível acompanhar uma grande disputa entre Kimi Raikkonen, Nico Rosberg e Rubens Barrichello. Quem também crescia na prova era o italiano Jarno Trulli, depois de largada 19ª colocação na prova. Robert Kubica, um dos que largou de pneus macios, também fazia uma grande corrida na quarta colocação.

Na segunda rodada de pit stop, iniciada por Felipe Massa, que despencou na tabela de posições, a situação começou a mudar. Kubica, que já havia usado pneus macios, fez seu último pit e colocou compostos duros. Enquanto outros competidores da frente, como Button e Vettel, tiveram de colocar pneus macios nas voltas finais, retardando o último pit até o limite máximo do combustível.

Barrichello, na briga direta com Robserg pela quarta colocação acabou levando a melhor, mas muito atrás dos três primeiros (Button, Vettel e Kubica).

No trecho final da corrida, restando sete voltas para a bandeirada, Kubica começou a pressionar Vettel e quando chegou no alemão da Red Bull acabou acontecendo o toque, que resultou no abandono dos dois pilotos. Bom para Rubinho, que subiu de quarto para segundo na prova, retomando a dobradinha da Brawn, e Jarno Trulli, passando a ser o terceiro.

O safety-car teve de entrar na pista restante apenas três voltas para o final da prova e retornou aos boxes apenas para que os pilotos completassem a prova, antes de entrar na reta para a bandeirada.

Na primeira corrida do ano, destaque também para Lewis Hamilton, que apesar de todos os problemas acabou na quarta colocação, seguido por Timo Glock, Fernando Alonso, Nico Rosberg e Sebastian Buemi, o único estreante da temporada, completando a zona de pontuação.

Nas voltas finais, Felipe Massa enfrentou problemas e acabou abandonando, assim como o companheiro de equipe Kimi Raikkonen.

A Fórmula 1 volta no próximo final de semana com a segunda etapa da temporada, na Malásia.

Confira o resultado do GP da Austrália:

1) Jenson Button (ING/Brawn GP)

2) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)

3) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

4) Timo Glock (ALE/Toyota)

5) Fernando Alonso (ESP/Renault)

6) Nico Rosberg (ALE/Williams)

7) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

8) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

9) Adrian Sutil (ALE/Force India)

10) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)

11) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)

12) Mark Webber (AUS/Red Bull)

OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

OUT) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)

OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

OUT) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

OUT) Nelson Piquet (BRA/Renault)

OUT) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

OUT) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren), desclassificado

* desclassificado após a prova por ultrapassar sob Safey Car e dar falsas declarações aos comissários.