Button vence GP da Malásia com chuva e metade dos pontos

Por Giovanni Romão

Uma corrida com fortes emoções da largada até a volta de número 32, quando o GP da Malásia foi interrompido por conta da forte chuva que atingiu a região de Sepang. Pole position e liderando desde o primeiro pit stop, Jenson Button faturou sua segunda vitória na temporada, seguido por Nick Heidfeld e Timo Glock.

Na largada, o inglês da Brawn GP perdeu três posições, caindo para quarto. Quem pulou muito bem foi o alemão da Williams, Nico Rosberg, que da segunda fila assumiu a ponta ainda na primeira curva, seguido por Jarno Trulli e Fernando Alonso. Timo Glock caiu de terceiro para oitava, enquanto Rubens Barrichello saiu da oitava posição para sexto.

Rapidamente, Button conseguiu superar Alonso, partindo em busca dos dois líderes. Voltas depois, Rubinho também deixou o espanhol para trás, em uma bela disputa dos dois pilotos na reta dos boxes, com Alonso levando vantagem pelo KERS e o brasileiro fazendo a diferença ao retardar a freada na primeira curva.

As primeiras paradas tiveram início, com Rosberg sendo o primeiro a entrar nos boxes, poucas voltas depois de Sebastian Vettel, que havia largado em 13º e estava na nona colocação. Na sequencia entraram no pit, Jarno Trulli e Button duas voltas depois. Com dois giros sensacionais, na casa de 1:36, o inglês assumiu a liderança da prova.

Era volta 18 quando a chuva começou a dar as caras, de forma muito discreta. Kimi Raikkonen optou por antecipar a colocação dos pneus de chuva, de forma precipitada, perdendo muito rendimento na pista. Barrichello fez sua parada quatro voltas após Button e voltou com pneus de pista seca.

Na volta 22 a chuva começou a molhar a pista. Todo mundo foi para o pit para troca de pneus, com Felipe Massa levando vantagem por não ter entrado nos boxes ainda. Largando em 16º no grid, o brasileiro da Ferrari conseguiu enconchar na zona de pontuação.

No entanto, apenas dois pilotos fizeram a escolha correta no início. Glock e Mark Webber colocaram pneus intermediários, o que se mostrou ser a melhor opção, e começaram a virar sete segundos mais velozes que os demais pilotos na pista, obrigando todo mundo com pneus de chuva forte a voltar para os boxes.

Feita a troca, a chuva apertou definitivamente, mas Button seguia na frente. Nick Heidfeld, que fez apenas uma parada, aparecia em segundo, seguido Glock. Na volta 30 a situação começou a ficar complicada. Com muita água na pista e visibilidade muito baixa, a direção de prova mandou o safety-car para a pista, sendo a corrida interrompida na volta seguinte.

Depois de 40 minutos de espera e muita especulação, a FIA deu sinais de que a relargada aconteceria, mas a baixa luminosidade do circuito levou a direção de prova optar pela decisão de encerrar a disputa.

Como a corrida não atingiu os 75% de sua totalidade, os pontos foram computados pela metade, com Button faturando 5, seguindo na liderança do campeonato com 15 pontos.

A Fórmula 1 volta no dia 19 de abril, com o GP da China, terceira etapa da temporada.

Confira o resultado do GP da Malásia:

1) Jenson Button (ING/Brawn GP)

2) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)

3) Timo Glock (ALE/Toyota)

4) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

5) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)

6) Mark Webber (AUS/Red Bull)

7) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

8) Nico Rosberg (ALE/Williams)

9) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

10) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

11) Fernando Alonso (ESP/Renault)

12) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

13) Nelson Piquet (BRA/Renault)

14) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)

OUT) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)

OUT) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)

OUT) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)