BMW comemora: Novo motor está adiantado

O diretor de automobilismo da BMW, Mario Theissen está mais que feliz com o desenvolvimento do motor da Williams para a próxima temporada da Fórmula 1. O P84 vem na onda do motor usado nesta temporada já considerado o melhor do grid, inclusive no que diz respeito à confiabilidade.

Para oferecer para a Williams a chance de disputar o campeonato com um motor com nível de performance igual ou ainda superior ao P83, o trabalho na nova unidade começou já há algum tempo. “Em julho o motor BMW P84 já estava sendo testado pela primeira vez. E ele foi para a pista dia 4 de setembro, nos testes de Monza. Seu designe é baseado no BMW P83”, conta Theissen.

O trabalho para a temporada que vem tem uma preocupação a mais, a confiabilidade tem que ser muito maior, já que cada carro poderá usar um único motor durante todo o final de semana de corrida. Apenas em caso de quebra uma troca será permitida, mas mesmo assim haverá uma punição.

“Desde que voltamos para a F-1 em 2000 estamos melhorando cada vez mais, isso nos dá uma boa fundação para a temporada de 2004 quando confiabilidade será mais importante que nunca. Para conseguirmos isso, cada parte única do motor tem que ser desenhada para ser mais forte, e temos que fazer isso aumentando o mínimo possível de peso, sem prejudicar a performance”, explica.

Mesmo com toda a dificuldade, Theissen se mostra despreocupado. “Desde que o motor foi para a pista pela primeira vez, ele passou por evoluções e só teve ganho. Comparando com o de 2003, estamos duas semanas à frente na nossa programação”.

Amigos da Velocidade