Por Giovanni Romão
Quatro corridas disputadas e um vencedor único em três oportunidades. Jenson Button foi soberano em mais uma oportunidade na temporada 2009 e, largando da quarta colocação no Bahrain, soube aproveitar as oportunidades e a boa estratégia de corrida para chegar a mais uma vitória no ano. Agora, mais líder do que nunca, Button soma 31 pontos e vai com força total para a fase européia da temporada, que começa com o GP da Espanha.
Vencedor da terceira corrida do ano, na chuvosa Xangai, Sebastian Vettel foi o segundo colocado em Sakhir, com o italiano Jarno Trulli, pole position na etapa, fechando o pódio na terceira colocação.
A Toyota fez a dobradinha na primeira fila no grid. Timo Glock, o segundo, que estava mais leve, ganhou a ponta logo na largada, deixando Trulli em segundo. Lewis Hamilton, quinto no grid, também pulou bem, para terceira posição, seguido por Jenson Button, Sebastian Vettel e Rubens Barrichello, despois de superar Raikkonen em uma bela disputa.
Na primeira curva, a “briga” entre Barrichello e a dupla da Ferrari, Felipe Massa e Raikkonen, pela sexta posição, acabou complicando a vida do atual vice-campeão mundial, que com o lado esquerdo da asa dianteira comprometida, teve de antecipar seu primeiro pit stop.
Na disputa da frente, Button entrou no pega direto com Hamilton e em uma grande manobra na reta principal conseguiu ganhar a terceira colocação. Apenas com as Toyota na frente, o inglês iniciou um ritmo de prova consistente, visando reverter o jogo na primeira rodada de pits. E foi o que aconteceu.
A Toyota decidiu antecipar as paradas de Glock e Trulli. Com pneus duros e muito combustível, os dois voltaram para pista muito lentos, no meio do pelotão. Quem agradeceu foi Button, que assumiu a ponta e andando rápido nos momentos importantes passou a administrar a liderança da prova.
Mais atrás, Barrichello complicava sua prova ao não conseguir superar Vettel, que estava visivelmente mais lento à sua frente. Após a primeira parada de todos os competidores, um trenzinho se formou com Trulli, Vettel, Hamilton e Barrichelllo, que suou para superar Nelsinho Piquet – um dos últimos a fazer o primeiro pit.
Ross Brawn, para tirar Rubinho do “tráfego”, antecipou o segundo pit do brasileiro. Mudando a estratégia de dois para três pits, Rubens voltou novamente com pneus macios – mais velozes do que os duros, que seriam utilizados na fase final da prova.
O foco era tentar levar o segundo carro da Brawn ao pódio, o que não aconteceria. Button seguiu desperado na frente, enquanto o “tal” trenzinho manteve um ritmo forte de prova. A única alteração na última parada de pit dos três pilotos foi Vettel assumindo o segundo lugar. Trulli, logo atrás e de pneus macios, tentou reverter a situação, mas sem sucesso.
Faltando dez voltas para o final, Rubinho fez o último pit e voltou atrás de Hamilton, na quinta colocação, logo à frente de Raikkonen – um dos mais pesados da prova – e Timo Glock. Fernando Alonso, que largou em sétimo, fechou a zona de pontuação em oitavo.
Discreto, Nelsinho Piquet conseguiu um bom décimo lugar – depois de largar em 15º, enquanto Felipe Massa, com a corrida comprometida desde a primeira volta, foi apenas o 14º, em uma briga emocionante nas voltas finais com Giancarlo Fisichella, da Force India
A Fórmula 1 volta ao cenário daqui duas semanas, com o GP da Espanha, abrindo a fase européia da temporada, apontada como a mais importante no desenho dos candidatos ao título mundial. Jenson Button chega como líder, somando 31 pontos, contra 19 do companheiro Rubens Barrichello.
Confira o resultado do GP do Bahrain:
1) Jenson Button (ING/Brawn GP)
2) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
4) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
5) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
7) Timo Glock (ALE/Toyota)
8) Fernando Alonso (ESP/Renault)
9) Nico Rosberg (ALE/Williams)
10) Nelson Piquet (BRA/Renault)
11) Mark Webber (AUS/Red Bull)
12) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
13) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
14) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
15) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
16) Adrian Sutil (ALE/Force India)
17) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
18) Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
19) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
OUT) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)