Williams lança novo carro em Valência

A escuderia Williams lançou nesta segunda-feira, em Valência, na Espanha, seu novo carro, aquele que irá disputar a temporada 2004 da Fórmula 1, o FW26. Uma diferença, em particular, chamou a atenção na festa de lançamento, o bico do carro.

Com o novo modelo, revolucionário na aparência, a equipe pretende superar a decepção da última temporada quando perdeu a chance de conquistar o título. O FW26 deverá completar suas primeiras voltas na pista espanhola ainda nesta segunda.

Os pilotos responsáveis pelo novo desafio são Ralf Schumacher e Juan Pablo Montoya. O alemão, inclusive, declarou antes da festa de lançamento, que o novo carro é revolucionário. “Eu já testei alguns novos elementos do FW26, e individualmente posso dizer que são um grande passo a frente. Portanto, estou realmente curioso para ver como tudo funcionará junto, e seria justo dizer que minhas expectativas são altas”, disse Ralf.

Montoya também ficou animado com o novo “brinquedo” e em especial com a antecipação com a qual ele ficou pronto. “Nós temos uma grande antecipação em relação ao carro do ano passado, e isso é justificável. Nesta temporada existe uma grande expectativa em relação ao carro. Temos agora o benefício de dois meses de testes antes da primeira corrida”, analisou.

Os técnicos da Williams se orgulham ao falar do designe revolucionário. Segundo o chefe de designe da equipe, Gavin Fisher, é fácil identificar as inovações. “Fica evidente para todos o grande grau de novidade em designe do FW26”, afirma. O novo carro tem um bico mais curto, que é preso à asa dianteira principal com dois “dentes”.

A interpretação da dianteira expressa pela Williams da uma idéia de auxílio na fluidez do ar abaixo e acima do carro, melhorando sua aerodinâmica e refrigeração desde a asa traseira. A aerodinâmica do FW26 foi concebida sob a supervisão do chefe Antonia Terzi, juntamente com especialistas de estrutura da equipe.

Motor

A BMW se diz segura de ter trabalhado para encontrar a melhor solução no que diz respeito à confiabilidade e peso do motor que deverão aumentar nesta temporada. Com a nova regra para 2004, cada piloto poderá utilizar apenas um motor por final de semana de corrida.

“Se um motor tem que ter uma vida útil mais longa, especialmente os componentes que são mais trocados, Em termos mecânicos e térmicos, precisam ser mais fortes. Quanto maiores e mais pesados, mais os motores comprometem a potência. Minimizar isso é nosso principal objetivo”, explica o diretor de automobilismo da BMW, Mario Theissen.

Depois das voltas que os novos FW26 darão em Valência nesta segunda-feira, o novo chassi vai para a pista para seu primeiro teste na quarta, dia 7, em Jerez de la Frontera, também na Espanha.

“Nossa ambição não é outra que conquistar muitas vitórias, superar a Ferrari e levar um outro campeonato. Ter menos ambição que isso já no início da temporada é errado”, afirma o chefe da equipe, Frank Williams.

Amigos da Velocidade