Depois de um mês sem testes, a MotoGP volta para as pistas neste mês, iniciando os testes da pré-temporada. Honda, Yamaha e Suzuki têm sessões agendadas no circuito de Sepang, com foco dirigido completamente para a estréia do pentacampeão Valentino Rossi em sua nova equipe, a Yamaha com a moto YZR-M1.
Com o grande interesse demonstrado pela mídia, a Yamaha reservou grande parte do paddock para a imprensa, deixando as arquibancadas livres para os fotógrafos. Haverá, além disso, uma coletiva de imprensa no final de cada dia, proporcionada pelos organizadores da categoria.
Ao mesmo tempo estarão acontecendo testes no circuito de Suzuka. A Yamaha, cujos pilotos também incluem Carlos Checa, Marco Melandri e, até agora, o brasileiro Alexandre Barros, deverá testar na pista japonesa ao lado de John Hopkins e Kenny Roberts.
Apesar de a Honda ainda precisar fazer um anúncio oficial sobre o piloto que substituirá Rossi em 2004 (o que, espera-se, seja Barros), estará em Sepang durante três dias com Nicky Hayden, Max Biaggi, Makoto Tamada, Sete Gibernau e Colin Edwards.
Barros e Honda
O brasileiro Barros é desejoso de voltar a correr pela Honda em 2004. Sua atual equipe, a Yamaha, e seu patrocinador, não querem libera-lo antes do final de seu contrato, que só termina com a temporada deste ano.
Barros já declarou abertamente que quer voltar para a Honda e só fica na Yamaha contra sua vontade, por força contratual. Ele tem até o final de janeiro para conseguir a liberação e assinar definitivamente com a Honda.
Amigos da Velocidade