Toyota – Análise – TF103 x TF104

Adotando princípios similares aos da criação do TF103, o modelo TF104 é, na verdade, uma evolução do anterior. E, para a temporada de 2004, a Toyota se empenhou principalmente em criar um carro com maior eficiência aerodinâmica. Trabalho feito por Gustave Brunner e sua equipe, cada parte do carro foi estudada e redesenhada para a criação do TF104, que apresenta apresenta mudanças significativas em relação à máquina anterior.

Principais mudanças:

1. A asa dianteira e suas placas laterais evoluíram em relação ao TF103.

2. Até o GP da Alemanha, o TF103 tinha placas defletoras, então substituídas por direcionadores de ar.

3. Os blocos laterais são similares aos do TF103, combinados com novas “barbatanas” horizontais em frente a eles.

4. Os blocos laterais estão menores para aumentar a eficiência aerodinâmica, com o monobloco mais distante do eixo dianteiro.

5. O tanque de combustível está mais fino e alongado.

6. A saída de ar quente se mantém a mesma da introduzida no TF103 no circuito de Silverstone em 2003.

7. Evolução diferente das pequenas asas laterias, em relação às que foram introduzidas no hídrido TF103B.

8. Para aumentar a aeroeficiência e a visibilidade na parte traseira do carro, as chaminés foram movidas mais para trás e para dentro.

9. No TF103, o ar quente originalmente saía por cima, em frente aos pneus traseiros. No TF104, a parte traseira do carro foi alongada para aumentar o fluxo de ar para a asa traseira. Todos os componentes mecânicos foram reduzidos no tamanho e no peso.

10. De acordo com as novas regras, as placas laterais da asa traseira são 10 cm maiores, com suas peças à mesma distância do eixo traseiro.

Todos da equipe estão confiantes no resultado final do carro e esperam um bom desempenho da equipe da Toyota na temporada que vem por aí.