Categoria: F1
|
16 de fevereiro de 2004 19:34

FIA quer apenas um fornecedor de pneus na Fórmula 1

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o britânico Max Mosley, defende a presença de um único fornecedor de pneus na Fórmula 1 a partir das próximas temporadas.

Atualmente as empresas nipo-americana Bridgestone e francesa Michelin abastecem as equipes da categoria. A primeira fornece compostos para quatro equipes (Ferrari, Sauber, Jordan e Minardi), enquanto a segunda tem a maioria dos times (Williams, McLaren, Renault, BAR, Jaguar e Toyota).

Para Mosley, a mudança seria benéfica por diminuir o número de testes durante o ano. As equipes gastam tempo dinheiro em busca dos melhores compostos de pneus para cada GP do calendário.

“Um sistema facilmente a ser adotado para diminuir os gastos na Fórmula 1 é diminuir o número de testes”, disse o presidente da entidade que controla o automobilismo mundial em entrevista à revista Autosport. “Bastaria haver um único fornecedor de pneus. Isto resolveria a questão”, completou.

As escuderias estão analisando a proposta de diminuir os dias dedicados a testes, mas algumas delas já se mostraram contrárias. Segundo Frank Williams, dono do time que leva seu nome, a Ferrari é uma das que discorda.

“A Ferrari tem um circuito próprio apenas para os testes e tem a intenção de continuar a realizá-los”, disse o cartola. “É uma proposta considerável, mas não reduziria tanto assim os gastos”, ponderou.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.