Dos candidatos ao título, já se sabe que na situação a nível de motores, Fernando Alonso é aquele que está em posição mais incômoda, tendo já utilizado os oito motores permitidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a temporada. No entanto, e de acordo com a revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, Alonso poderá vir a contar com um motor relativamente novo para o GP de Abu Dhabi.
Trata-se do motor que foi mudado após a sessão de classificação para o GP do Bahrain, logo no início da temporada, então com a equipe tomando essa medida como precaução. Os regulamentos impediram que esse motor fosse reutilizado em corrida pela Ferrari ao longo de toda a temporada (apenas podendo ser usado em sessões de treinos livres), mas como Abu Dhabi é a última prova da temporada, o regulamento permite que se use qualquer propulsor nessa prova.
Resta saber se a dita unidade estará 100% para ser utilizada em classificação e corrida, tendo em conta que no fim de semana inaugural da temporada, no Bahrain, o mesmo havia sido trocado depois de a equipe verificar valores de aquecimento anormais. Todavia, certo é que Fernando Alonso terá de competir no Brasil com um motor já com bastantes quilômetros percorridos.