Dia 1 – Jerez: Felipe Massa lidera primeiro de quatro dias

Felipe Massa e a Ferrari foram os mais rápidos no primeiro dos quatro dias que compõem a segunda semana de testes coletivos para o Mundial de Fórmula 1, realizada no circuito de Jerez de la Frontera.

Às 09h locais, os motores dos carros fizeram-se ouvir novamente, depois de quase uma semana de interrupção, com as equipes realizando um novo dia de desenvolvimento para os seus carros. Além disso, existia ainda a curiosidade natural de ver em pista três dos novos carros que não haviam estado em Valência, na semana passada – McLaren, Force India e Marussia Virgin.

Felipe Massa realizou aquele que viria a ser o melhor tempo do dia pouco antes das duas horas de ensaio, com um registro em 1:20.709, demonstrando boa performance com os compostos da Pirelli, aquela que havia sido a sua grande queixa no ano passado. Massa foi, ainda, aquele que mais voltas completou no traçado espanhol, quebrando mesmo a barreira das 100 voltas (101) sem problemas técnicos.

Atrás do paulista ficou o mexicano Sérgio Pérez, com a Sauber, também com um tempo realizado no mesmo período da manhã. Pérez ficou a 0.774s de distância do brasileiro, dando boas indicações no que diz respeito à competitividade mesmo se não se sabem as condições em que todos os pilotos rodaram.

Mark Webber melhorou os seus registros ao longo da tarde e terminou esta sessão em terceiro, ao volante do seu Red Bull, terminando a 0.813s do tempo de Massa. O australiano trabalhou essencialmente na consistência do seu RB7 em séries de voltas mais extensas, tendo conseguido bons indicadores neste ponto. Com o quarto tempo ficou Daniel Ricciardo, com o australiano pilotando o novo Toro Rosso na parte da manhã. O seu tempo ficou a 1.046s do topo, mas conseguiu ser mais rápido do que o piloto titular da equipe, Jaime Alguersuari, que ficou com o sexto melhor tempo depois de tomar o volante do carro para a parte da tarde.

Entre os dois pilotos que compartilharam o Toro Rosso no dia de hoje ficou Lewis Hamilton com o novo McLaren-Mercedes MP4-26. Na estreia oficial do carro de Woking, o piloto britânico preocupou-se essencialmente em acumular quilômetros e validar todos os sistemas do carro. O seu tempo ficou a 1,2 segundo da ponta.

O sétimo posto foi para Adrian Sutil com a nova Force India. O piloto alemão foi o responsável pela primeira ida para a pista do VJM04, iniciando os testes de forma cautelosa, acabando por ficar na frente de Vitaly Petrov, no Renault R31. Este, por sua vez, efetuou trabalhos de desenvolvimento do carro ao nível da eletrônica, sendo também da sua responsabilidade uma das bandeiras vermelhas da sessão, quando rodou, ficando preso numa área de escape na curva 1.

Nico Rosberg levou a sua Mercedes até o nono posto da tabela de tempos, parecendo não estar no mesmo nível dos carros mais competitivos nesta fase da pré-temporada. Contudo, convém recordar que os programas de testes das equipes diferem bastante nesta fase da pré-temporada, então a discrição da Mercedes neste dia pode ficar devendo-se a ajustes diferentes ou a simulação de voltas com tanque mais cheio.

Jarno Trulli cumpriu hoje um dia com alguns problemas de confiabilidade, continuando a recolher dados do novo T128 e fazendo séries de voltas em tempos próximos de carros mais competitivos. Por sua vez, Timo Glock deu hoje o batismo de pista ao novo carro da Marussia Virgin, o qual sofreu hoje de naturais problemas de juventude, mesmo se conseguiu cumprir 42 voltas. Em último ficou o venezuelano Pastor Maldonado, com a Williams. Problemas com a asa traseira atrasaram o programa da equipe de Grove pela manhã e, de tarde, Maldonado limitou-se a cumprir voltas de instalação.

Confira os tempos desta quinta-feira em Jerez de la Frontera:

1) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1:20.709 (101 voltas)

2) Sergio Perez (MEX/Sauber), 1:21.483 (94)

3) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1:21.522 (94)

4) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 1:21.755 (31)

5) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1:21.914 (58)

6) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1:21.689 (42)

7) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1:22.472 (28)

8) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1:23.504 (57)

9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 1:23.963 (67)

10) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 1:24.458 (54)

11) Timo Glock (ALE/Virgin), 1:25.086 (42)

12) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 1:34.968 (14)