Baseado nos dois primeiros testes coletivos de 2011, a nova fornecedora de pneus da Fórmula 1, Pirelli, já decidiu quais compostos de pneus levará aos quatro primeiros grandes prêmios de 2011.
A ‘Auto Motor und Sport’ disse que devido às várias reclamações de alta degradação em Valência e Jerez, nenhum piloto conseguiu fazer mais do que 15 voltas nos compostos fornecidos às equipes na última semana.
Com a diferença de compostos a ser feita nas seleções para as corridas em 2011, a opção mais segura são os compostos duro e macio.
O composto entre o duro e macio, o médio, perde um segundo depois de uma volta e permanece bem consistente pelas próximas dez voltas.
“Então você tem que trocá-los.”, confirmou o atual campeão Sebastian Vettel. “Se você continua, pode perder muito tempo.”
E acredita-se que Pastor Maldonado e Sergio Perez, ambos recém-promovidos da GP2, bateram em Jerez na última semana porque foram surpreendidos com o comportamento dos novos Pirelli.
“Um jogo novo de pneus não parece mais como um jogo novo.”, disse o veterano Rubens Barrichello. “Nas curvas de alta sua traseira simplesmente perde aderência sem aviso se você exagera. De repente você perde a traseira.”
“Isto pode causar problemas para os pilotos inexperientes.”, adicionou o brasileiro.