Sérgio Perez terminou o terceiro dia dos testes coletivos da Fórmula 1 no topo da tabela de tempos, confirmando assim as boas indicações dadas pela Sauber nesta pré-temporada. O carro da equipe suíça tem vindo a oferecer boas apresentações ao longo destas semanas, tanto pelas mãos de Kamui Kobayashi como de Sérgio Perez, tendo sido este a efetuar o melhor tempo não só de hoje, mas também de todos os ensaios em Barcelona.
O piloto mexicano rodou em 1.21,761s na melhor das suas voltas, registrada numa simulação de classificação na fase da manhã, evidenciando a competitividade do Sauber e mostrando que a formação de Hinwil pode ter conseguido dar um passo em frente na sua performance. Com o topo da tabela de tempos mantendo-se inalterado na parte da tarde – os quatro primeiros postos não mudaram de mãos -, Felipe Massa ficou com o segundo na sessão, a 0,331s, com o piloto brasileiro centrando-se na sessão vespertina na tarefa de acumular quilômetros. No total, Massa completou 127 voltas, quase o dobro de uma corrida.
Mark Webber ficou no terceiro posto, ficando a 0,705s da liderança, tendo dedicado a parte da tarde a séries mais longas de voltas. Rubens Barrichello levou a sua Williams ao quarto posto, a 0,876s, tendo visto o seu dia de testes afetado por dois problemas mecânicos que o forçaram a parar na pista. Apesar de ter cumprido 105 voltas, a confiabilidade do FW33 parece estar ainda longe do desejado, tanto mais que o carro de Grove hoje não usou o sistema KERS após os problemas elétricos no dia de ontem.
Michael Schumacher levou a sua Mercedes ao quinto posto após uma manhã muito discreta. Trabalhando essencialmente em séries longas de voltas, o piloto alemão encarregou-se de evoluir as novidades do W02, conseguindo o seu registro numa série mais curta de voltas, ficando a 1,1 segundos da frente e na frente de Nick Heidfeld, na Renault, este a 1,7s. O trabalho na equipe Renault não esteve isento de problemas, já que Vitaly Petrov viu o sistema KERS do seu carro afetar o seu programa, conseguindo cumprir apenas 24 voltas.
No meio dos dois Renault, ficou o Lotus de Heikki Kovalainen, com o finlandês tendo um dia bem mais proveitoso do que Jarno Trulli. O italiano, que rodou de manhã, apenas completou seis voltas antes da caixa de câmbio do seu carro apresentar problemas e obrigar à sua substituição, após a qual os mecânicos encontraram um vazamento de água. Assim, Kovalainen teve melhor sorte, cumprindo 39 voltas e um tempo capaz de ficar em sétimo.
Adrian Sutil, com o Force India, e Jaime Alguersuari, no Toro Rosso, completaram os dez melhores da sessão, com estas duas equipes preocupando-se essencialmente com a consistência dos seus carros e na análise da degradação dos pneus Pirelli. Da parte da Toro Rosso, a tarde contou ainda com inúmeras operações de trocas de pneus. O mesmo programa foi realizado pela Marussia Virgin, tendo conseguido rodar 96 voltas. Trulli ficou com o último tempo.
Recorde-se que a McLaren não testou hoje, trocando este dia pelo sábado, ao passo que a Hispania Racing (HRT) entrará em ação apenas amanhã, já com o novo carro.