Por Giovanni Romão
Na Coreia do Sul, o alemão Sabastian Vettel teve que comemorar seu bicampeonato na Fórmula 1 com um terceiro lugar na prova. Porém, no GP da India, pista que estreou no calendário da categoria, o piloto da Red Bull fez barba, cabelo e bigode para celebrar sua conquista em 2011. Vettel fez a pole-position, venceu a prova de ponta a ponta e ainda cravou a melhor volta da corrida.
Em mais uma prova muito competitiva na temporada, Jenson Button foi o segundo colocado e o espanhol Fernando Alonso fechou o pódio com a Ferrari. O australiano Mark Webber completou a prova em quarto, seguido pela dupla da Mercedes: Michael Schumacher e Nico Rosberg.
Na sétima colocação ficou o inglês Lewis Hamilton, com Jaime Alguersuari em oitavo. Adrian Sutil fechou a prova na nona colocação e Sérgio Perez foi o décimo. Entre os brasileiro, Felipe Massa abandonou com a suspensão quebrada, Bruno Senna em 12º e Rubens Barrichello em 15º.
A corrida
Na largada, Vettel manteve a ponta com tranquilidade, enquanto Button pulou de quarto para segundo. Mais atrás, Schumacher saltou de 11º para oitavo e o brasileiro Bruno Senna também fez boa largada, pulando de 14º para a décima colocação. Enquanto Barrichello se envolveu em um toque logo na largada e teve que entrar no boxe no final da primeira volta para trocar o bico.
A partir da sexta volta da prova, Webber passou a pressionar Button na briga pela segunda colocação, enquanto Vettel sumia na frente. Na disputa no fim da zona de classificação, Alguersuari e Buemi conseguiam a posição para cima de Bruno Senna, que caia de décimo para 12º. Até a primeira rodada de pit, as dez primeiras posições estavam assim: Vettel, Button, Webber, Alonso, Massa, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Alguersuari e Buemi.
De todos os pilotos, o primeiro a fazer seu pit estratégico foi Adrian Sutil, da Force India, na volta 17. Dos líderes, entraram juntos na volta seguinte, Webber, Alonso e Hamilton. Os últimos dos líderes a parar foram Massa, Button e Vettel. Na primeira rodada de pits poucas posições foram alteradas.
Na volta 25 da prova, mais uma vez Hamilton e Massa se envolveram em um incidente. O inglês arriscou uma manobra para cima do brasileiro, que fechou a porta e os dois acabaram se tocando. Lewis teve sua asa dianteira quebrada e teve que ir para os boxes fazer a troca, enquanto o Massa seguiu na pista. Com 30 voltas completas, após o toque, os dez primeiros estavam assim: Vettel, Button, Webber, Alonso, Massa, Rosberg, Schumacher, Alguersuari, Hamilton e Sutil. Na volta 32, Massa passou pelos boxes para pagar um drive-through, pois a comissão de prova considerou o brasileiro culpado no toque com o Hamilton.
Quando tentava colocar sua corrida no eixo, Massa pegou novamente, assim como aconteceu no treino classificatório, um bloco mais elevado ao lado da zebra e novamente quebrou a suspensão de seu carro.
A segunda sequência de pits começou na volta 35, com Sutil. Depois vieram Webber e Alonso, que colocaram pneus duros. Na parada, o espanhol ganhou a posição para cima do piloto da Red Bull. Os últimos no pit para a parada final foram Vettel e Button, que dominavam a prova lá na frente. O último a fazer seu pit foi Bruno Senna, que entrou na volta 57, e acabou caindo da nona para a 12ª colocação.
Temporada
A Fórmula 1 volta no dia 11 de novembro, com os primeiros treinos livres para o GP de Abu Dhabi, e a prova acontece no dia 13.
Confira o resultado do GP da Índia:
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 2 pit-stops
2) Jenson Button (ING/McLaren), 2
3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 2
4) Mark Webber (AUS/Red Bull), 2
5) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 2
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 2
7) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 3
8) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 2
9) Adrian Sutil (ALE/Force India), 2
10) Sergio Perez (MEX/Sauber), 2
11) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 2
12) Bruno Senna (BRA/Renault), 2
13) Paul di Resta (ESC/Force India), 3
14) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 2
15) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 2
16) Jerome d´Ambrosio (BEL/Virgin), 2
17) Narain Karthikeyan (IND/HRT), 2
18) Daniel Ricciardo (AUS/HRT), 3
19) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 3
OUT) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 3
OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1
OUT) Pastor Maldonado (VEM/Williams), 0
OUT) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 0
OUT) Timo Glock (ALE/Virgin), 2