Por Giovanni Romão
A Ferrari não fez uma boa pré-temporada, viveu com as especulações de estar correndo para a construção de um novo carro, enfrentou uma estreia bastante discreta em Melbourne. Avesso a todas manchetes negativas referentes a Maranello, Fernando Alonso aproveitou uma animada e confusa corrida em Sepang, na Malásia, marcada pela chuva, para vencer pela primeira vez no ano.
O espanhol enfrentou a forte concorrência das McLaren e de um surpreendente mexicano. Em sua segunda temporada na Fórmula 1, Sergio Perez fez uma grande corrida na Malásia e completou a prova na segunda colocação, com o inglês Lewis Hamilton fechando o pódio em terceiro.
Na quarta colocação ficou Mark Webber, com a apagada Red Bull do início do ano, com Kimi Raikkonen fechando a prova em sexto. Depois de uma corrida de recuperação, Bruno Senna chegou aos seus primeiros pontos com a Williams ao fechar em sexto. Marcando oito pontos, o time inglês supera os cinco pontos que marcou durante toda temporada de 2011.
Na sétima colocação ficou Paul Di Resta, com a Force India, seguido por Vergne, da Toro Rosso. Marcando seus primeiros pontos na Fórmula 1. Nico Hulkenberg levou outra Force India aos pontos e Michael Schumacher fechou a zona de pontuação em décimo. O brasileiro Felipe Massa fechou a prova apenas em 15º.
A corrida
Como Sepang é Sepang, o tempo foi um dos fatores surpresas no início da prova, que foi iniciada com chuva e pista molhada. Na largada, Hamilton e Button mantiveram a ponta, enquanto do terceiro para trás tudo mudou. Schumacher foi tocado e rodou, assim como Grosjean, que também despencou lá para o meio do pelotão. Quem se deu bem foi Vettel, que pulou de sexto para quarto, e Alonso, subindo de nono para quinto. O venezuelano Maldonado também se deu bem e de 11º, cruzou em sétimo no primeiro giro.
Lá atrás, Senna se envolveu em nova confusão e despencou para as últimas posições, fazendo um pit logo na volta um. Com a chuva aumentando, Massa, que largou em 13º e subiu para décimo, foi o primeiro a iniciar a sequência de primeiros pits, logo na volta 4, para a colocação de pneus de chuva forte.
Após a largada e as primeiras paradas nos boxes, os dez primeiros estavam assim: Hamilton, Button, Perez, Webber, Alonso, Vettel, Vergne (sem pit), Massa, Rosberg e Karthikeyan (sem pit). Na volta sete, o safety-car foi mandado para a pista devido às condições perigosas de pilotagem por conta de chuva. Na volta nove, a direção de prova optou por parar a corrida.
Depois de mais de 30 minutos paralisada, a corrida foi reiniciada às 5h15, no horário de Brasília, atrás do safety-car. Na relarga, todos os pilotos foram aos boxes para fazer troca de pneus e colocar compostos intermediários. Na confusão dos pits, os dois pilotos da McLaren acabaram perdendo a liderança da prova. Perez assumiu a ponta com a Sauber, enquanto todos paravam, mas logo foi superado quando fez seu pit. Quem assumiu a ponta foi Alonso, que se beneficiou da bagunça nos boxes, e superou Perez na pista.
Mais atrás, as McLaren enfrentavam problemas. Button acabou se enroscando com uma HRT retardatária e quebrou a asa dianteira, tendo que entrar nos boxes, despencando para o fim do grid. Depois dos pits, as dez primeiras colocações estavam assim: Alonso, Perez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Com a pista secando e os pilotos de pneus intermediários, a Mercedes perdeu muito rendimento. Em quarto, Rosberg perdeu três posições em apenas quatro voltas, sendo superado por Vettel, Raikkonen e Rosberg. Mais atrás quem se recuperava bem na prova era Senna, que chegou a ultrapassar Schumacher. Com o desgaste dos pneus, alguns pilotos iniciaram os pits na volta 25, como Rosberg e o Brasileiro Felipe Massa. Bem na prova, Senna já aparecia na zona de pontuação, em nono.
Depois de 30 voltas completas, os dez primeiros apareciam assim: Alonso, Perez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Senna e Hulkenberg. A partir da volta 32, Perez começou a tirar a diferença para Alonso, sendo cerca de um segundo mais rápido do que o espanhol por volta. Na volta 38, Ricciardo foi o primeiro que arriscou pneus para pista seca, mesmo com a ameaça de chuva.
Dos pilotos na ponta, Webber foi o primeiro que entrou, na volta 40, assim como Senna. Alonso entrou na volta 41 para fazer sua troca, enquanto Perez seguiu na pista para mais uma volta de pneus intermediários. Com apenas uma volta a mais na pista, Perez perdeu toda diferença que havia descontado para Alonso, que voltou 5.7 segundos à frente.
Após todos os pits para os pilotos colocarem pneus para pista seca, as dez primeira colocações estavam assim: Alonso, Perez, Hamilton, Vettel, Webber, Raikkonen, Senna, Di Resta, Vergne e Hulkenberg.
Porém, desde o retorno do boxe, Perez começou a tirar a diferença para Alonso, sendo que o espanhol andava de pneus macios e o mexicano da Sauber de pneus duros. Enquanto isso, Vettel sofria com os pneus traseiros. Na volta 48, o alemão enroscou seu pneus traseiro esquerdo na asa dianteira de uma HRT e teve seu pneu furado, tendo que levar o carro ao pit novamente.
No giro 51, Perez acabou errando nas sequência de curvas antes da reta oposta e perdeu novamente a diferença que tinha tirado para Alonso. Em décimo, Maldonado abandou na volta 55, com problemas no motor Renault. Esse foi o último acontecimento do GP da Malásia, até a bandeirada final na volta 56.
Confira o resultado do GP da Malásia:
1) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) (3 pit-stops)
2) Sergio Perez (MEX/Sauber) (3)
3) Lewis Hamilton (ING/McLaren) (3)
4) Mark Webber (AUS/Red Bull) (3)
5) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) (3)
6) Bruno Senna (BRA/Williams) (4)
7) Paul di Resta (ESC/Force India) (3)
8) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) (2)
9) Nico Hulkenberg (ALE/Force India) (3)
10) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP) (3)
11) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) (4)
12) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) (4)
13) Jenson Button (ING/McLaren) (5)
14) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP) (4)
15) Felipe Massa (BRA/Ferrari) (4)
16) Vitaly Petrov (RUS/Caterham) (3)
17) Timo Glock (ALE/Marussia) (3)
18) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) (4)
19) Charles Pic (FRA/Marussia) (3)
20) Narain Karthikeyan (IND/HRT) (2)
21) Pedro de la Rosa (ESP/HRT) (3)
OUT) Pastor Maldonado (VEN/Williams) (4)
OUT) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) (4)
OUT) Romain Grosjean (FRA/Lotus) (0)