Depois de largar na pole-position, o inglês Lewis Hamilton fez valer o domínio dos motores Mercedes no veloz circuito de Monza e aproveitou para vence o GP da Itália. Seu companheiro de McLaren, Jenson Button, enfrentou problemas no meio da prova e teve que abandonar. Último a fazer seu pit e com pneus médios na fase final da corrida, Sérgio Perez fez um grande final de prova e completou em segundo.
O mexicano fez três ultrapassagens nas últimas 15 voltas, superando Kimi Raikkonen, Felipe Massa e Fernando Alonso. O espanhol, inclusive, ganhou a posição em cima de Massa depois de uma ordem da equipe Ferrari. O brasileiro completou a prova na quarta colocação, seguido por Kimi Raikkonen. Michael Schumacher e Nico Rosberg, que fizeram dois pits cada um, terminaram na sexta e sétima colocações
Na oitava colocação terminou Paul di Resta, com Kamui Kobayashi em nono e Bruno Senna em décimo, completando a zona de pontuação. O destaque negativo da prova ficou para a Red Bull, que abandonou a prova com seus dois carros – Mark Webber e Sebastian Vettel.
O 11º colocado na corrida foi Pastor Maldonado, seguido por Daniel Ricciardo, Jérôme d’Ambrosio e Heikki Kovalainen. Vitaly Petrov foi o 15º, com Charles Pic na sequência, logo à frente de Timo Glock. Pedro de la Rosa foi o 18º e Narain Karthikeyan, o 19º. Também abandonaram a prova: Jean-Eric Vergne e Nico Hulkenberg.
Veja o resultado final:
1) Lewis Hamilton McLaren-Mercedes
2) Sergio Perez Sauber-Ferrari
3) Fernando Alonso Ferrari
4) Felipe Massa Ferrari
5) Kimi Räikkönen Lotus-Renault
6) Michael Schumacher Mercedes
7) Nico Rosberg Mercedes
8) Paul di Resta Force India-Mercedes
9) Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari
10) Bruno Senna Williams-Renault
11) Pastor Maldonado Williams-Renault
12) Daniel Ricciardo STR-Ferrari
13) Jerome D’Ambrosio Lotus-Renault
14) Heikki Kovalainen Caterham-Renault
15) Vitaly Petrov Caterham-Renault
16) Charles Pic Marussia-Cosworth
17) Timo Glock Marussia-Cosworth
18) Pedro de la Rosa HRT-Cosworth
19) Narain Karthikeyan HRT-Cosworth
Abandonaram:
Mark Webber Red Bull Racing-Renault
Nico Hulkenberg Force India-Mercedes
Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault
Jenson Button McLaren-Mercedes
Jean-Eric Vergne