Categoria: F1
|
12 de dezembro de 2012 19:04

Dirigente da Williams diz que não houve intenção de prejudicar Senna

Por Carolina Ferreira

Bruno Senna ainda não tem oficialmente uma equipe para correr em 2013, apesar das especulações de que o piloto estaria perto de fechar contrato com a Force India, que tem uma vaga em aberto para a próxima temporada – a outra esta preenchida pelo piloto inglês Paul Di Resta. O brasileiro foi dispensado da Williams no final da temporada, substituído por Valtteri Bottas, finlandês que ocupou o cockpit de Senna em 15 das 20 sessões matutinas de treinos livres da temporada. Em entrevista à Autosport, Mark Gillan defendeu a estratégia usada durante a competição e afirmou que a equipe fez de tudo para não prejudicar o piloto brasileiro, e que isso proporcionou a Bottas experiência para a categoria.

“Foi um ato de equilíbrio. Todos nós sabíamos disso no início da temporada e fizemos de tudo para minimizar a falta de quilometragem de Bruno no primeiro treino livre, assim como aprender com Valtteri”, disse Gillan a Autosport.

Ainda segundo o dirigente da equipe, cada piloto tem um feedback diferente. “Bruno é diferente de Maldonado e Valtteri é muito diferente de Bruno e Pastor (Maldonado), então aprendemos muito com isso.” Ainda segundo Gillan o fato do piloto ter ido bem nas simulações, o fará ter um melhor desempenho durantes as corridas reais.

Pastor Maldonado, venezuelano de 27 anos, é o líder da equipe desde a saída de Rubens Barrichello em 2011, e neste ano conquistou o GP da Espanha, no entanto esta foi sua única corrida de expressão na temporada. Fora a vitória, seu melhor resultado foi o quinto lugar (GP de Abu Dhabi). Enquanto Bruno Senna figurou, mesmo sem uma regularidade, entre os 10 primeiros em 10 corridas durante a toda a temporada.

As mudanças da Formula 1 ainda não pararam, depois de Hamilton ter fechado contrato com a Mercedes (vaga de Schumacher), e a Williams ter anunciado Bottas, ainda há vagas em aberto e confirmações de renovação que ainda não saíram, como a do franco-suíço Grosjean pela equipe Lotus, ou do segundo lugar na Caterham, ou mesmo a vaga na Force India.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.