Lotus apresenta o E21, inaugurando o calendário de lançamentos para a temporada de 2013

Por Isabella Quarterone

Durante uma pequena cerimônica na fábrica de Enstone, na Inglaterra, foi revelado o E21, nome dado ao novo carro da equipe Lotus para a temporada de 2013.

Transmitida online no canal da equipe, via Youtube, a apresentação foi breve e sem muitos rodeios, contando com a presença do chefe da equipe, Eric Boullier e dos pilotos Romain Grosjean e Kimi Raikkonen.

A equipe, que saiu na frente no calendários de lançamento dos novos carros para essa temporada, apresentou um carro sem grandes diferenças de seu antecessor, o E20. Quanto ao design, o preto e o dourado ainda predominam, porém com um destaque especial para o vermelho. Destaque esse, que relaciona-se com o patrocínio da empresa Total. Em contrapartida, a marca de energéticos Burn, pertencente à Coca-Cola Company, não ganhou tanta atenção, ficando localizada apenas na asa dianteira.

Outro destaque foi a intrigante “hashtag” gravada no carro: “I’m sexy and I know it”, que significa “sou sexy e sei disso”.

Além do carro, mais novidades foram reveladas. Confirmou-se o nome do italiano Davide Valsecchi como piloto de testes, ocupando o posto juntamente ao francês Nicolas Prost e ao belga Jérôme D’Ambrosio.

Veja, a seguir, os depoimentos dos membros da equipe Lotus a respeito do novo carro:

“Eu acho que é justo dizer que ótimas coisas são possíveis a partir da equipe e do E21. O salto que demos de 2011 para 2012 mostrou do que nós somos capazes. Adicione isso à continuidade e potencial do nosso piloto e temos um ‘coquetel’ muito poderoso para a próxima temporada. Nosso plano ambicioso para nos transformarmos em uma das principais equipes da Fórmula 1 está chegando em bom tempo e, agora, temos que aproveitar isso com resultados em pódio fortes e regulares” (Eric Boullier, Chefe da Equipe)

“O E20 provou ser um carro de corrida eficaz – especialmente no final da temporada passada – o que é um elemento de expectativa do E21. Nós continuamos com temas de nosso projeto e tentamos criar uma forma mais eficiente e um carro mais veloz, baseado em todas as lições que aprendemos no ano passado. Quão bem sucedidos fomos nessa tarefa, só saberemos quando o carro for para a pista nos testes de inverno e – mais significativamente – nos GPs” (James Allison, Diretor Técnico)

“Claro, ainda não dirigi o E21, então é difícil dizer o que pode ou não ser possível para o ano que virá. Sabemos que tivemos um ótimo carro na temporada passada, mas todos estão trabalhando muito para fazer o melhor pacote. Eu vou trabalhar duro com a equipe para ajudá-los a deixar o carro o mais forte que conseguirmos, então, em Melbourne, teremos nossos primeiros resultados. É uma longa temporada que temos pela frente. 2012 foi um bom começo; vamos ver o que conseguimos fazer em 2013” (Kimi Raikkonen, piloto)

“Eu posso dizer claramente que eu quero marcar muitos pontos para a equipe – todo mundo sabe disso – mas eu acho que seria errado dizer que eu quero terminar em uma determinada posição no campeonato. Eu realmente quero pular do carro quantas vezes for possível, com o pensamento de que fiz um bom trabalho. Sabendo que, tudo que eu pude fazer, eu fiz, e sentindo orgulho da minha corrida. Espero me sentir assim quantas vezes for possível esse ano” (Romain Grosjean, piloto)

Durante a temporada de 2012, a equipe obteve resultado satisfatório com o E20. Grande parte do crédito, depositado em Kimi Raikkonen, com a vitória no GP de Abu Dhabi e finalizando o campeonato geral em terceiro lugar.

Seguindo o calendário, a próxima equipe a apresentar seu novo carro é a McLaren, nessa quinta-feira (31).