O veterano Pat Symonds será o novo diretor-técnico da Williams, substituindo Mike Coughlan que estava na equipe de Grove desde maio de 2011. Symonds abandonou recentemente o seu lugar como consultor da Marussia e pode agora exercer funções de alto nível na Fórmula 1, depois da punição que lhe aplicada depois do ‘Renault-gate’ do GP de Cingapura em 2008.
Enquanto diretor-técnico da Benetton e Renault, Symonds foi crucial para as 32 vitórias e quatro títulos mundiais alcançados por Michael Schumacher e Fernando Alonso na equipe de Enstone. Desde 2009, o engenheiro britânico dirigia a sua própria empresa de consultoria técnica, depois de uma carreira de 30 anos na Fórmula 1 iniciada na Toleman.
Symonds assumirá o cargo na Williams em 19 de agosto, substituindo Coughlan que esteve apenas dois anos na equipe de Frank, depois de ter saído da McLaren depois do famoso escândalo de espionagem industrial.
Apesar de ter voltado a vencer com Pastor Maldonado no GP da Espanha do ano passado, a Williams – que vai mudar para os motores Mercedes em 2014 – está tendo em 2013 uma das piores temporadas da sua história, não tendo ainda marcado nenhum ponto com Maldonado e Valtteri Bottas.