Helmut Marko, consultor das equipes RBR e Toro Rosso, afirmou que o fato da Rússia entrar no calendário de provas na temporada de 2014 não foi fator determinante para Daniil Kvyat ser o escolhido.
Ao contrário do especulado, Daniil Kvyat foi escolhido por seu talento e ótimos resultados em seu desempenho. Segundo Marko, “todos que participaram dessa decisão afirmaram que Daniil era o candidato certo. No decorrer de suas performances, ele se mostrou um candidado natural, sendo rápido e maduro”.
O piloto russo, que atualmente corre pela GP3 pela MW Arden foi confirmado nesta segunda-feira pela STR. Muito elogiado por comentaristas, a STR se mostrou animada e disse que o piloto é promissor na equipe. “Claro que ele ainda precisa aprender como funciona a Fórmula 1, os circuitos. Entretanto, eu diria que depois de seis meses, ele estará apto para brigar com Vergne”, completa Marko citando o futuro companheiro de equipe e titular da Toro Rosso, o francês Jean-Eric Vergne.
Em julho desse ano, Daniil Kvyat participou dos testes para novatos em Silverstone, dirigindo um carro da Toro Rosso. Acabou rodando e ficou preso em uma brita, conseguindo completar apenas 20 voltas.