Mark Webber dispara contra Sebastian Vettel e Helmut Marko

Mark Webber escreveu uma carta de despedida da Fórmula 1, divulgada através do seu site oficial, onde não deixou de comentar sobre o relacionamento com Sebastian Vettel, que admitiu ser mau, e ainda deixou críticas a Helmut Marko, um dos homens fortes da equipe que nunca se coibiu de criticar publicamente o australiano.

Curiosamente, a versão que está atualmente no site de Webber foi editada e já não tem algumas das criticas mais duras.

Sobre Vettel, o piloto admitiu que possui “um talento natural fantástico” e explicou que o ponto forte do alemão é a classificação e as primeiras cinco voltas das corridas. “É a sua marca registrada”, considera.

“A nossa relação hoje é mais difícil de pensar mais de forma positiva do que negativa, o que é decepcionante, porque sempre se quer ter uma opinião respeitosa de todos”, lamentou.

Webber disse que agora é difícil uma reconciliação, embora admita que possa vir a acontecer no futuro.

Já em relação à Helmut Marko, as críticas foram mais duras. “Ainda não sabemos qual é o seu papel na equipe”, começou por dizer. “Mas foi ele que trouxe o Sebastian e fez um grande trabalho com ele”, elogiou.

“Provavelmente, ainda está decepcionado com o fato de que as equipes de F1 ainda precisam ter dois carros. Mas assim são as regras”, disparou.

Webber disse ainda que Adrian Newey, projetista-chefe da Red Bull, foi um dos motivos para ter continuado até agora, dizendo que foi “a melhor pessoa” com quem trabalhou no que diz respeito a conhecer um carro de Fórmula 1.

Por fim, também Fernando Alonso, amigo de longa data, mereceu uma referência. “No domingo à tarde, ainda é ele o melhor. É inacreditável. A sua habilidade para levar o carro a outro nível durante algumas horas é excepcional”, concluiu.