A FIA anunciou nesta segunda-feira (9) que, a partir de 2014, os carros da F1 poderão utilizar numeração fixa (de 2 a 99) escolhida pelos competidores. Os pilotos já vinham solicitando isso à FIA desde muito tempo. Outra mudança para o ano que vem, anunciada hoje, é que o GP de Abu Dhabi, prova que encerra o Mundial, terá pontuação dobrada. A reunião do Grupo de Estratégia da F1 e a Comissão da F1, que se encontraram hoje em Paris (França), aprovou ainda outras três novidades.
O novo sistema de numeração passa a valer já no ano que vem, porém exclui o número 1, que continuará sendo reservado ao campeão do ano anterior, que pode ou não escolhê-lo. Em disputas por um mesmo número, vencerá o piloto que tiver conseguido a melhor colocação no campeonato do ano anterior. A resolução mais inesperada foi a mudança na pontuação da corrida de Yas Marina em 2014. De acordo com a FIA, a medida foi tomada para evitar que equipes e pilotos desistam muito cedo da disputa pelos troféus.
Foi anunciada também a criação de uma nova punição de cinco segundos para infrações leves durante as corridas, além da aprovação deum teto orçamentário, que somente passa a valer em 2015.
Reeleito
Na semana passada, a FIA também confirmou que Jean Todt foi reeleito como presidente da entidade.