Por Victor D. Berto
O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, liderou a primeira sessão de treinos livres válida pelo GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2014 da Fórmula 1, na noite desta quinta-feira. O segundo tempo ficou com o inglês Jenson Button, da McLaren, seguido pelo finlandês Valtteri Bottas e pelo brasileiro Felipe Massa, ambos pilotos da Williams.
Se a Mercedes começou o ano como favorita depois da pré-temporada com a confiabilidade em alta, o inglês Lewis Hamilton deu um susto no pit-wall da equipe alemã ao falhar em completar uma volta, ficando no meio do traçado após um problema no sensor de pressão de óleo, que cortou o seu motor. A compensação foi com o alemão Nico Rosberg, que apesar de não ter completado muitas voltas, conseguiu o sexto tempo.
Já a Red Bull que parecia a pior em termos de confiabilidade viu o australiano Daniel Ricciardo estar entre os que mais andaram nesta sessão e com o quinto tempo ao cair da bandeira quadriculada. O alemão Sebastian Vettel andou bem menos, mas conseguiu o sétimo tempo.
O companheiro estreante de Button, o dinamarquês Kevin Magnussen, conseguiu o oitavo tempo, sendo mais rápido do que o finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Alonso.
A Toro Rosso pareceu o carro mais confiável até o momento, ao completar mais voltas no ‘individual’ e na soma dos seus pilotos, e os tempos não foram dos piores: 10º para o francês Jean-Eric Vergne e 13º para o russo Danill Kvyat.
A Force India conseguiu se colocar entre as duas Toro Rosso e também conseguiu uma sessão consistente em termos de quilometragem acumulada. O alemão Nico Hulkenberg foi o 11º, seguido pelo mexicano Sergio Perez.
Completando a lista de pilotos com tempos registrados ficaram o mexicano Esteban Gutierrez, da Sauber, que parou com problemas na caixa de câmbio, seguido pelo seu companheiro, o alemão Adrian Sutil, o francês Jules Bianchi, da Marussia, que completou somente uma única volta rápida, assim como seu companheiro inglês Max Chilton.
O sueco Marcus Ericsson e o japonês Kamui Kobayashi não completaram nada além de uma única volta de instalação e depois suas Caterham foram suspensas no cavalete na garagem para os mecânicos trabalharem.
E, por fim, na Lotus o dia não foi nada fácil. Os mecânicos da equipe de Enstone trabalharam quase a sessão inteira em ambos os carros e quando conseguiram colocar o carro do venezuelano Pastor Maldonado na pista, o piloto enfrentou problemas e teve que voltar na ‘banguela’ para os boxes, enquanto que o francês Romain Grosjean sequer conseguiu sair da garagem.
A Fórmula 1 volta à pista ainda nesta madrugada, a partir das 02h30, horário de Brasília.
A F1Mania.net transmite ao vivo a última sessão de treinos livres e o treino que define o grid de largada na madrugada de sexta-feira para sábado e a corrida na madrugada de sábado para domingo.
Confira os tempos da primeira sessão de treinos livres:
1) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1:31.840
2) Jenson Button (ING/McLaren), 1:32.357
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1:32.403
4) Felipe Massa (BRA/Williams), 1:32.431
5) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1:32.599
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 1:32.604
7) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1:32.793
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren), 1:32.847
9) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1:32.977
10) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 1:33.446
11) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 1:33.533
12) Sergio Perez (MEX/Force India), 1:33.855
13) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 1:34.272
14) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 1:35.578
15) Adrian Sutil (ALE/Sauber), 1:36.445
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 1:40.859
17) Max Chilton (ING/Marussia), 1:46.922
18) Romain Grosjean (FRA/Lotus), s/tempo
19) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), s/tempo
20) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), s/tempo
21) Pastor Maldonado (VEN/Lotus), s/tempo
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham), s/tempo
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.