Fernando Alonso liderou a sessão de abertura dos treinos livres para o GP da China. O piloto da Ferrari cravou sua melhor volta em 1:39.783 liderando a Mercedes do rival Nico Rosberg por cerca de quatro décimos, enquanto a Red Bull de Daniel Ricciardo foi o último a ficar dentro do mesmo segundo.
Alimentado pelo frio e o tempo encoberto, foi Rosberg que liderou o começo da sessão de 90 minutos, enquanto os pilotos começavam seus respectivos programas do fim de semana no jogo de pneus adicional.
Mas Alonso – cuja equipe Ferrari tem sido o centro das atenções deste fim de semana – assumiu a liderança próximo da marca de 30 minutos da sessão, uma posição que ele seguraria até o fim.
Rosberg ficou a 0,398 segundos, com Ricciardo mais seis décimos para trás em terceiro.
As McLaren de Jenson Button e Kevin Magnussen ficaram separadas pela Force India de Nico Hulkenberg em quarto e sexto, respectivamente, enquanto Jean-Eric Vergne superou o vencedor do GP do Bahrain, Lewis Hamilton, e o atual campeão Sebastian Vettel para colocar a sua Toro Rosso em sétimo.
Felipe Massa completou os dez primeiros colocados, superando Daniil Kvyat, que rodou uma série de vezes.
Romain Grosjean foi quem completou mais voltas (24) à bordo de sua Lotus, mas a equipe de Enstone sofreu para aparecer bem posicionada na tabela de tempos, com o seu companheiro de equipe Pastor Maldonado a 1,7 segundos atrás em 16º.
O reserva da Williams Felipe Nasr e o reserva da Sauber Giedo van der Garde participaram da sua segunda sessão oficial da temporada, terminando nas respectivas 13ª e 14ª posições.
No final do grid, Kimi Raikkonen foi o único piloto sem um tempo, tendo ficado de fora da sessão com problemas técnicos.