Lewis Hamilton (Mercedes) foi o mais rápido na última sessão de treinos livres do GP de Mônaco, batendo Daniel Ricciardo (Red Bull) por 0.050s deixando prever uma sessão de classificação muito equilibrada. Nico Rosberg, na segunda Mercedes foi terceiro, a 0.116s do seu companheiro de equipe, seguido de Sebastian Vettel (Red Bull), que perdeu para o seu companheiro de equipe, que voltou a batê-lo. Fernando Alonso colocou a Ferrari na quinta posição, tendo atrás de si Kimi Raikkonen.
Da sessão, resultou o fato de ter ficado a perceber que Mercedes e Red Bull estão muito próximas, o que promete desde já uma interessante sessão de classificação. A Ferrari colocou-se claramente como a terceira força em pista, e a sessão que será realizada daqui a pouco será absolutamente determinante no desfecho deste grande prêmio, que promete bem mais equilíbrio que os anteriores, já que a Red Bull não está longe da Mercedes.
O final da sessão foi ‘atrapalhado’ por bandeiras amarelas, então ainda que não fosse fácil bater o tempo de Lewis Hamilton, talvez pudessem ter existido algumas alterações na ordem, ainda que o registro de Rosberg tenha sido ‘limpo’, ficando no terceiro lugar devido a um menos conseguido bem feito terceiro setor.
Os problemas da McLaren continuam, com Kevin Magnussen e Jenson Button fora do top 10. Também a Williams não esteve bem com Valtteri Bottas e Felipe Massa em 13º e 14º. A Lotus piorou face a Barcelona, com Romain Grosjean e Pastor Maldonado em 16º e 18º.