Por Victor D. Berto
O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, venceu de ponta a ponta o GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2014 de Fórmula 1, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, e o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.
Ainda que sempre na mira e tendo que economizar combustível, Rosberg conseguiu manter uma vantagem em que Hamilton não conseguiu apresentar muito perigo, já que nas ruas de Monte Carlo não há muito espaço para arriscar uma ultrapassagem ainda que se esteja completamente colado no carro da frente.
A quarta posição ficou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, seguido pelo alemão Nico Hulkenberg, da Force India, e pelo inglês Jenson Button, da McLaren.
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, optou por uma estratégia diferente de todos e, contando com alguns abandonos, conseguiu terminar na sétima posição.
Para entrar para a história como os primeiros pontos da Marussia, o francês Jules Bianchi fez uma corrida consistente e terminou na pista na oitava posição, mas devido à uma punição por um erro de posicionamento no grid, recebe cinco segundos a mais no seu tempo de prova, que, na prática, significa nona posição na tabela.
Completando a zona de pontuação: o francês Romain Grosjean, da Lotus, e o dinamarquês Kevin Magnussen, companheiro de Button, que poderia ter ido além de um único ponto, mas acabou tendo um incidente com o finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Alonso, nas voltas finais. O incidente está sob investigação e deve render uma punição para Raikkonen.
A corrida foi marcada por duas entradas do Safety Car: uma logo após a largada, quando o inglês Jenson Button, da McLaren, e o mexicano Sergio Perez, da Force India, se tocaram pouco antes do hairpin, e a outra quando o alemão Adrian Sutil, da Sauber, perdeu o controle do seu carro na saída do túnel e bateu.
Além dos Safety Car, foi uma corrida cheia de abandonos – a maioria deles dividas entre batida e problema de motor. Foram 8 abandonos.
A vitória de Rosberg significa reassumir o topo da tabela do campeonato, que ele havia perdido com a vitória de Hamilton na Espanha.
A Fórmula 1 volta à ação em duas semanas com o GP do Canadá.
Confira o resultado do GP de Mônaco:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 1
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 1
3) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 1
6) Jenson Button (ING/McLaren), 1
7) Felipe Massa (BRA/Williams), 1
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 2
9) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 1 *
10) Kevin Magnussen (DIN/McLaren), 1
11) Marcus Ericsson (SUE/Caterham), 1
12) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 2
13) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), 2
14) Max Chilton (ING/Marussia), 3
OUT) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 1
OUT) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1
OUT) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 3
OUT) Adrian Sutil (ALE/Sauber), 1
OUT) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 1
OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 2
OUT) Sergio Perez (MEX/Force India), 0
OUT) Pastor Maldonado (VEN/Lotus), 0
* punido com 5 segundos adicionais ao tempo total de prova pelo não cumprimento regular da punição de posicionamento errado no grid de largada
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.