Nico Rosberg acerta na estratégia e vence o GP da Áustria

Por Victor D. Berto

O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, venceu o GP da Áustria, oitava etapa da temporada 2014 de Fórmula 1, neste domingo, seguido pelo seu companheiro inglês Lewis Hamilton e pelo finlandês Valtteri Bottas, da Williams, completando o pódio.

Em instantes a notícia completa…

Por Victor D. Berto

O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, venceu o GP da Áustria, oitava etapa da temporada 2014 de Fórmula 1, neste domingo, seguido pelo seu companheiro inglês Lewis Hamilton e pelo finlandês Valtteri Bottas, da Williams, completando o pódio.

O brasileiro Felipe Massa, companheiro de Bottas, largou bem da pole-position e manteve a liderança até a primeira rodada de pit-stops. Bottas chegou a perder a segunda posição logo ao apagar das luzes vermelhas, mas poucas curvas depois se recuperou.

A Mercedes acabou escolhendo uma estratégia de pit-stops melhor do que as demais, adiantando sempre as paradas e, com isso, andando sempre com pneus mais novos mais cedo e foi daí que conseguiu colocar seus dois pilotos na frente.

Rosberg e Hamilton encenaram uma disputa pela vitória no fim da prova, mas não chegaram a ficar lado a lado. O mesmo aconteceu com a dupla da Williams, mas Bottas ficou mesmo à frente, que, como a Mercedes, optou parar antes do que Massa e ficou com a frente.

A quinta posição ficou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que chegou a se aproximar de Massa na parte final da prova, mas sem velocidade de reta, logo desistiu e se conformou com a posição que tinha.

O mexicano Sergio Perez, da Force India, optou por uma estratégia diferente, largando de pneus duros. Perez então por várias vezes chegou a liderar a prova e ficar entre os primeiros colocados quando ainda tinha uma parada a menos que os demais, mas no momento em que os pit-stops se igualaram sua posição real surgiu: sexto.

Completando os dez primeiros colocados ficaram: o dinamarquês Kevin Magnussen, da McLaren, o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, o alemão Nico Hulkenberg, companheiro de Perez, e o finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Alonso.

A surpresa mais expressiva da corrida foi negativa: o alemão Sebastian Vettel, companheiro de Ricciardo, que correram na casa de sua equipe – o circuito de A1 Ring não é somente na Áustria, país da Red Bull, mas também de propriedade da marca fabricante de bebidas energéticas -, e logo na largada perdeu potência, andou lento e acabou ficando com uma volta de desvantagem. Pouco depois, com o problema eletrônico foi sanado, Vettel voltou a andar forte, mas uma volta atrás. Perto da metade da corrida, a Red Bull e Vettel optaram pelo abandono para economizar equipamento.

A Fórmula 1 volta à atividade em duas semanas com o GP da Inglaterra.

Confira o resultado do GP da Áustria:

1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)

2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP)

3) Valtteri Bottas (FIN/Williams)

4) Felipe Massa (BRA/Williams)

5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

6) Sergio Perez (MEX/Force India)

7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren)

8) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)

9) Nico Hulkenberg (ALE/Force India)

10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

11) Jenson Button (ING/McLaren)

12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus)

13) Adrian Sutil (ALE/Sauber)

14) Romain Grosjean (FRA/Lotus)

15) Jules Bianchi (FRA/Marussia)

16) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)

17) Max Chilton (ING/Marussia)

18) Marcus Ericsson (SUE/Caterham)

19) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)

OUT) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)

OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

OUT) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)