Por Victor D. Berto
O inglês Lewis Hamilton venceu o GP da Inglaterra, nona etapa da temporada 2014 de Fórmula 1, sua corrida em casa, neste domingo depois de uma corrida de ritmo forte e que contou o primeiro abandono do alemão Nico Rosberg, companheiro de Hamilton e líder do campeonato. O segundo lugar ficou com o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, seguido pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.
Ricciardo chegou a ser pressionado no fim, quando tinha pneus muito usados e o inglês Jenson Button, da McLaren, com pneus não tão desgastados se aproximou com velocidade, mas não teve tempo suficiente para atacar de maneira definitiva.
O atual campeão Sebastian Vettel, companheiro de Ricciardo, foi quem protagonizou junto com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, a maior disputa da corrida. Durante a parte final da corrida os dois disputaram de forma ferrenha a quinta posição da corrida. Por vezes, os dois emparelharam em diversas curvas e chegaram a se tocar de leve perto da definição, mas sempre Alonso conseguindo defender a sua posição.
A disputa não foi só na pista, mas também no rádio, quando um pedia punição ao outro por alegadas extrapolações de limites da pista e falta de espaço para ultrapassagem. Mas, depois de tentar várias vezes, Vettel levou a melhor e completou em quinto com Alonso em sexto.
Completando os dez primeiros colocados ficaram o dinamarquês Kevin Magnussen, companheiro de Button, o alemão Nico Hulkenberg, da Force India, o russo Daniil Kvyat e o Jean-Eric Vergne, ambos da Toro Rosso.
Rosberg, que ainda lidera a tabela de pilotos deste ano, comandou boa parte da prova, mas sempre sob a ameaça de Hamilton. Após a primeira rodada de pit-stops, Hamilton chegava ameaçadoramente muito mais rápido, quando, de repente, Rosberg travou na sexta marcha e foi obrigado a abandonar a corrida.
A prova foi marcada por um fortíssimo acidente logo na primeira volta, quando o finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Alonso, escapou da pista, bateu no guard-rail de um lado, atravessou a pista e bateu na proteção do outro lado da pista. Enquanto atravessava a pista, o brasileiro Felipe Massa, companheiro de Bottas, que teve problemas de embreagem na largada, vinha na pista e acertou de lado o carro de Raikkonen. Ambos foram obrigados a abandonar a corrida – Raikkonen deixou seu carro mancando, mas reclama apenas de dores, já Massa até tentou retornar, mas os danos não eram reparáveis em pouco tempo.
O acidente de Raikkonen ocasionou o Safety Car e instantes depois a direção de prova decidiu dar a bandeira vermelha. A prova ficou paralisada cerca de 50 minutos até uma nova largada.
A Fórmula 1 volta à ação em duas semanas – o GP da Alemanha.
Confira o resultado do GP da Inglaterra:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 2 pit-stops
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1
3) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1
4) Jenson Button (ING/McLaren), 1
5) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren), 1
8) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 1
9) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 2
10) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 1
11) Sergio Perez (MEX/Force India), 1
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 1
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber), 1
14) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 1
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), 1
16) Max Chilton (ING/Marussia), 3
OUT) Pastor Maldonado (VEN/Lotus), 1
OUT) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 1
OUT) Marcus Ericsson (SUE/Caterham), 1
OUT) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 0
OUT) Felipe Massa (BRA/Williams), 0
OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 0