Por Victor D. Berto
Depois de uma largada ruim, a recuperação foi perfeita e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o GP da Itália, disputado no circuito de Monza – 13ª etapa da temporada 2014 de Fórmula 1. O alemão Nico Rosberg não foi tão rápido, cometeu erros e terminou em segundo, com o brasileiro Felipe Massa, da Williams, completando o pódio.
Hamilton teve uma largada ruim, caiu para a quarta posição, mas fez uma primeira metade da prova de recuperação, mesmo com suspeitas de problema no motor. O inglês vinha diminuindo sua desvantagem para Rosberg, quando o alemão por duas vezes errou e foi obrigado a cortar a chicane, perdendo muito tempo, e assim a liderança da prova.
Outro piloto que teve um início ruim, mas terminou bem foi o finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Massa, que largou em terceiro, mas logo no início perdeu várias posições. Fez uma prova de recuperação, era quarto quando parou nos boxes. Sua parada não foi das melhores, acabou perdendo posições, foi obrigado a remar novamente e conseguiu – terminou em quarto, atrás de Massa.
O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, fez uma parte final de prova incrível e em questão de poucas voltas surgiu na quinta posição, ultrapassando com muita facilidade o seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, que acabou sofrendo no trecho final da prova, mas ainda assim terminou na sexta posição.
O mexicano Sergio Perez, da Force India, e o inglês Jenson Button, da McLaren, travaram a batalha mais bonita da corrida, que durou várias voltas e muitas trocas de posição. Perez levou a melhor e terminou em sétimo, Button em oitavo. O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, terminou em nono.
Estes três se beneficiaram de uma punição imposta ao dinamarquês Kevin Magnussen, companheiro de Button, por conta de uma forçada de barra para cima de Bottas numa disputa por posições. Magnussen ficou em 10º, completando a zona de pontuação.
A corrida na casa da Ferrari não foi nada boa para a equipe. Raikkonen foi o nono, enquanto o espanhol Fernando Alonso foi forçado a abandonar logo na fase inicial, com problemas técnicos, aumentando a insatisfação do fã da Ferrari.
A próxima corrida é o GP de Cingapura, que será disputado em duas semanas.
Confira o resultado do GP da Itália:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 1 pit-stop
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 1
3) Felipe Massa (BRA/Williams), 1
4) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1
5) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1
6) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1
7) Sergio Perez (MEX/Force India), 1
8) Jenson Button (ING/McLaren), 1
9) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1
10) Kevin Magnussen (DIN/McLaren), 1
11) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 1
12) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 1
13) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 1
14) Pastor Maldonado (VEM/Lotus), 1
15) Adrian Sutil (ALE/Sauber), 1
16) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 1
17) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), 1
18) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 2
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 1
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham), 1
OUT) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1
OUT) Max Chilton (ING/Marussia), 0