Hamilton supera Rosberg e vence GP dos Estados Unidos com tranquilidade

Lewis Hamilton venceu neste domingo (2) o GP dos Estados Unidos, disputado no Circuito das Américas, em Austin. Com tranquilidade, o inglês soube superar o companheiro Nico Rosberg na pista e administrar a vantagem durante toda a corrida. Daniel Ricciardo completou o pódio para a Red Bull, superando a Williams de Felipe Massa.

O brasileiro conseguiu superar o companheiro de equipe, Valtteri Bottas, ainda na largada e cheogu a ser terceiro colocado. Porém, um erro de estratégia e de parada nos boxes prejudicou o desempenho de Massa, que ainda ensaiou uma pressão no final da prova para subir ao pódio, mas teve de se contentar em ser o quarto.

Fernando Alonso protagonizou bonitas brigas ao longo do GP e terminou com o sexto lugar, porém muito distante dos rivais à frente e, ainda, segurado a pressão de Sebastian Vettel, que largou dos boxes e fez corrida de recuperação.

Kevin Magnussen, Jean Éric-Vergne e Pastor Maldonado completaram o top-10. Foi o primeiro ponto do venezuelano na temporada, em uma corrida conturbada: o piloto da Lotus teve duas punições de stop-go. Já Vergne está sendo investigado por uma ultrapassagem agressiva sobre Romain Grosjean e ainda pode ser punido. O francês terminou a prova em 11º.

Com o resultado, Hamilton abre 24 pontos de vantagem na liderança do campeonato sobre Rosberg. Com pontos dobrados para o GP de Abu Dabi, ainda restam 75 tentos em disputa e a briga pelo título está aberta. No próximo domingo, a F1 desembarga em São Paulo, para o Grande Prêmio do Brasil de 2014, no circuito de Interlagos.

A corrida

Mesmo largando por fora, Rosberg conseguiu manter a liderança da prova na largada, resistindo ao ataque incisivo de Hamilton, que viu pelo retrovisor a ultrapassagem de Massa sobre Bottas. Mais atrás, Alonso pulou para quinto e Kevin Magnussen superou Daniel Ricciardo, garantindo a sexta posição em uma largada ruim do australiano.

De resto, a prova prosseguiu sem grandes alterações durate a primeira volta. Ou pelo menos até o final da passagem, quando Pérez acertou a traseira de Raikkonen e a lateral de Sutil. O finlandês seguiu tranquilo na prova, mas os outros dois não, que ficaram pelo caminho, cheio de detritos. Resultado: safety car na pista e mudança de estratégias para muitos, que vão direto para os boxes para colocar pneus duros.

A relargada veio na quinta volta: Felipe Massa demorou para acelerar e permitiu que as duas Mercedes escapassem. Menos mal, o brasileiro resistiu aos ataques de Bottas, enquanto Ricciardo se recuperava da largada ruim, freando no limite para ganhar a posição de Alonso. Com a liberação da asa móvel, na sexta passagem, as disputas no meio do pelotão se intensificaram, porém nenhuma alteração no grupo dos primeiros colocados se ensaiou, com uma tímida pressão de Hamilton sobre o companheiro.

À 11ª volta, Maldonado, Gutierrez e Vergne, que vinham em disputas no meio do pelotão foram avisados de que receberiam um stop-and-go de cinco segundos por terem andado acima do limite de velocidade permitido atrás do safety car.

Com 14 passagens, começou para valer a rodada de pit-stops, inaugurada por Massa e Ricciardo. Sem sustos, o brasileiro permaneceu à frente do australiano, mas em estratégia diferente, ficando com pneus macios, ao contrário do piloto da Red Bull. Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg, que colocou macios. Bottas entrou logo atrás e na saída perdeu a posição para Ricciardo.

Rosberg, Hamilton, Massa, Ricciardo, Bottas, Kvyat, Magnussen, Button, Alonso e Vettel: estes eram os dez primeiros da prova com 20 voltas completadas. Hamilton se mantinha próximo de Rosberg, mas não ensaiava uma pressão maior para tomar a liderança, enquanto a dupla disparava na ponta, abrindo vantagem de sete segundos sobre Massa. O estranho no ninho era Kvyat, sem seu pit-stop, que ocorreu dois giros mais tarde.

A briga bonita era a de Alonso contra Button, que a cada volta diputavam de forma limpa e lado a lado as curvas do primeiro trecho do circuito. Deu trabalho, mas o espanhol conseguiu deixar o inglês para trás na 24ª passagem. Ao mesmo tempo, Hamilton surpreendeu Rosberg na curva 12 e tomou de supetão a liderança da prova.

Enquanto Hamilton já saía da alça de mira de Rosberg, na 27ª volta, Alonso continuava fazendo pilotagem agressiva ao ultrapassar Magnussen para ganhar a sexta posição. Um giro depois, começava uma nova rodada de pit-stops, com o próprio dinamarquês.

Na vez de Massa parar, a Williams se complicou e fez uma troca de pneus lenta, permitindo a ultrapassagem de Ricciardo, na 33ª volta, que estabelecia o tempo mais rápido da sessão enquanto isso. O brasileiro vinha diminuindo a vantagem dos líderes, mas foi prejudicado pela decisão da Williams de fazer com que Bottas parasse antes.

Com 35 voltas, os dez primeiros eram Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Massa, Bottas, Alonso, Maldonado, Raikkonen, Kvyat e Magnussen. Porém, de Alonso a Kvyat, todos precisavam ainda fazer uma segunda parada. O venezuelano, mesmo depois de parar, entrou em maus lençóis, ao receber seu segundo stop-go da tarde, por excesso de velocidade nos boxes.

Onze voltas depois, os pontuáveis estavam todos no mesmo stint de pit-stops e aguardavam o fim da prova. Os dez eram: Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Massa, Bottas, Alonso, Vettel, Magnussen, Button e Grosjean. Vettel, que havia largado dos boxes, ia consolidando sua corrida de recuperação, ainda que discretamente, quando restavam dez giros para o fim da prova.

No entanto, contrariando as expectativas dos estrategistas da Red Bull, Vettel precisou de uma parada adicional na 49ª passagem para colocar pneus macios: seus compostos médios não aguentaram até o final da prova.

Com mudanças frenéticas no meio do pelotão nos últimos minutos de corrida, o GP dos Estados Unidos terminou com a vitória tranquila de Hamilton, que resistiu à tentativa de aproximação de Rosberg no final. Massa também tentou chegar em Ricciardo, mas teve de se contentar com o quarto lugar, à frente de seu companheiro, Bottas.

RESULTADO – 56 VOLTAS:

PosPilotoCarroIntervalo
1Lewis HamiltonMercedes1h40m04.785s
2Nico RosbergMercedes4.314s
3Daniel RicciardoRed Bull/Renault25.560s
4Felipe MassaWilliams/Mercedes26.924s
5Valtteri BottasWilliams/Mercedes30.992s
6Fernando AlonsoFerrari1m35.231s
7Sebastian VettelRed Bull/Renault1m35.734s
8Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m40.682s
9Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m43.863s
10Pastor MaldonadoLotus/Renault1m47.870s
11Romain GrosjeanLotus/Renault1 Lap
12Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1 Lap
13Kimi RaikkonenFerrari1 Lap
14Esteban GutierrezSauber/Ferrari1 Lap
15Daniil KvyatToro Rosso/Renault1 Lap
Nico HulkenbergForce India/Mercedesabandonou
Sergio PerezForce India/Mercedesabandonou
Adrian SutilSauber/Ferrariabandonou