A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se manifestou contra a nomeação de ex-pilotos da Fórmula 1 para o lugar de fiscais de pista. Segundo a Entidade, não é isso que acabará com as decisões polêmicas.
“Eu não tenho nada contra ex-pilotos – pelo contrário”, disse o diretor de corrida da FIA, Charlie Whiting. “Mas eu não acho que isso solucionaria qualquer problema”, acrescentou.
Para fortalecer seu ponto de vista, Whiting relembrou um incidente acontecido no Grande Prêmio dos Estados Unidos do ano passado entre Juan Pablo Montoya e Rubens Barrichello, que colidiram. O brasileiro abandonou a prova e o piloto da Williams foi penalizado com um “drive thru”.
Esta foi uma decisão controversa dos fiscais, pois acabou com a última possibilidade que Montoya tinha de conquistar o título mundial de 2003.
“Eu conversei com dois ex-pilotos sobre o incidente em Indianápolis e eles tinham visões completamente diferentes”, argumentou Whiting. “Nós temos um sistema que funciona. As pessoas podem não concordar sempre, mas esta é a natureza de qualquer decisão de um juiz”.
Amigos da Velocidade