O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o GP do Bahrain, quarta etapa da temporada 2015 de Fórmula 1, de ponta a ponta e sem ser ameaçado neste domingo. Com uma ultrapassagem já nas voltas finais, o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, conseguiu o segundo lugar, seguido pelo alemão Nico Rosberg, companheiro de Hamilton, completando o pódio.
E se todos esperavam uma briga da vitória sendo protagonizada entre uma Mercedes e o alemão Sebastian Vettel, pela Ferrari, isto não aconteceu. Vettel não teve o ritmo forte em momento algum da corrida, andou a maior parte do tempo em terceiro, mas em algum momento teve uma quebra na asa dianteira e foi obrigado a fazer a troca, com isso perdendo muito tempo e não conseguindo ir além da quinta posição.
O quarto lugar ficou com o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, que teve uma corrida tranquila durante a maior parte do tempo, só vendo dificuldades quando começou a receber pressão de Vettel, que tentava se recuperar após a troca de asa. Bottas foi bem-sucedido, conseguiu segurar o alemão, que ficou com o quinto posto.
Um fato interessante aconteceu nos metros finais, quando o australiano Daniel Ricciardo viu seu motor explodir ao entrar na reta de chegada, mas que no embalo conseguiu levar seu carro e ainda assim chegar na sexta posição.
Completando a zona de pontuação, vieram o francês Romain Grosjean, da Lotus, o mexicano Sergio Perez, da Force India, o russo Daniil Kvyat, da Red Bull, e o brasileiro Felipe Massa, da Williams.
Falando do Massa, ele teve grande dificuldade já na hora da largada, uma vez que não conseguiu partir para a volta de apresentação devido à problemas elétricos, foi obrigado então a largar dos boxes e depois disso fez a corrida inteira com o assoalho danificado e um desempenho muito fraco.
O outro brasileiro, Felipe Nasr, piloto da Sauber, terminou na posição em que largou: 12º posto. O seu desempenho foi o que se esperava da equipe suíça desde o começo do ano.
A evolução da McLaren é clara, uma vez que conseguiu colocar o espanhol Fernando Alonso na beira da zona de pontuação. No entanto, por outro lado, o inglês Jenson Button nem ao menos alinhou no grid – um problema durante o treino classificatório de sábado no motor não foi conseguido resolver a tempo da corrida deste domingo.
A Toro Rosso teve uma corrida muito abaixo do que apresentou durante as três primeiras etapas. Além do desempenho fraco durante todo o fim de semana, os seus dois pilotos foram os únicos a não conseguirem concluir a prova.
A Fórmula 1 volta à ação em três semanas com o início da temporada europeia e o GP da Espanha, que será disputada no circuito de Barcelona.
Confira o resultado do GP do Bahrain:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 2 pit-stops
2) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 2
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 2
4) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 2
5) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 3
6) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 2
7) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 2
8) Sergio Perez (MEX/Force India), 2
9) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull), 2
10) Felipe Massa (BRA/Williams), 2
11) Fernando Alonso (ESP/McLaren), 2
12) Felipe Nasr (BRA/Sauber), 3
13) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 3
14) Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 3
15) Pastor Maldonado (VEN/Lotus), 3
16) Will Stevens (ING/Marussia), 1
17) Roberto Merhi (ESP/Marussia), 1
OUT) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), 3
OUT) Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso), 2
OUT) Jenson Button (ING/McLaren), 0