O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, ultrapassou seu companheiro inglês Lewis Hamilton na largada do GP da Áustria e sagrou-se vencedor da oitava etapa da temporada 2015 de Fórmula 1. O pódio foi completado pelo brasileiro Felipe Massa, da Williams, que se aproveitou de um erro da Ferrari no pit-stop do alemão Sebastian Vettel.
Na primeira curva, Rosberg fez um belo trabalho ao se posicionar por dentro e passou Hamilton com facilidade. O inglês até ameaçou dar o troco nas curvas seguintes, mas teve sua reação esfriada pela entrada do Safety Car segundos depois.
O Safety Car foi causado por um forte acidente entre o finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Vettel, e o espanhol Fernando Alonso, da McLaren. Ainda sem muitas informações, o que os dois pilotos sentiram foi que Raikkonen perdeu a aderência na saída da curva, rodou sozinho e neste momento acabou acertando Alonso que vinha ao seu lado. O espanhol chegou a decolar por cima do carro do finlandês, quase acertando a sua cabeça. Os dois pilotos não sofreram nenhum arranhão.
O pódio de Massa veio de um erro da Ferrari no pit-stop de Vettel, que mesmo perdendo muito tempo, conseguiu chegar no brasileiro na fase final da corrida, porém o piloto da Williams conseguiu manter a concentração, não cometer erros e sem abrir espaço para a ultrapassagem.
O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Massa, chegou a ter boas chances na corrida, mas perdeu certo tempo em algumas ultrapassagens, mas ainda assim completou a prova na quinta posição, seguido pelo alemão vencedor das 24 Horas de Le Mans, Nico Hulkenberg, na Fórmula 1 piloto da Force India.
O venezuelano Pastor Maldonado, da Lotus, conseguiu uma ultrapassagem na volta final sobre o holandês Max Verstappen, da Toro Rosso, e completou a prova na sétima posição. Verstappen foi o oitavo, seguido pelo mexicano Sergio Perez, companheiro de Hulkenberg, e pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, completando o top 10.
Felipe Nasr, da Sauber, andou a maior parte da prova dentro da zona de pontuação, mas na fase final não conseguiu se proteger dos fortes ataques de Ricciardo, que vinha com um composto mais rápido e mais novo do que ele. Assim, o brasileiro terminou na 11ª posição.
A prova foi marcada pelo alto número de abandonos: seis. Com exceção de Raikkonen e Alonso, todos os demais abandonos foram causados por problemas técnicos.
A Fórmula 1 volta à ação em duas semanas com o GP da Inglaterra, que será disputado no circuito de Silverstone.
Confira o resultado do GP da Áustria:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 1 pit-stop
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 1
3) Felipe Massa (BRA/Williams), 1
4) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 1
7) Pastor Maldonado (VEN/Lotus), 1
8) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), 1
9) Sergio Perez (MEX/Force India), 1
10) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1
11) Felipe Nasr (BRA/Sauber), 1
12) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull), 2
13) Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 3
14) Roberto Merhi (ESP/Marussia), 1
OUT) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 2
OUT) Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso), 2
OUT) Jenson Button (ING/McLaren), 2
OUT) Will Stevens (ING/Marussia), 0
OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 0
OUT) Fernando Alonso (ESP/McLaren), 0