Por Victor D. Berto
O inglês Lewis Hamilton venceu o GP da Grã-Bretanha, nona etapa da temporada 2015 de Fórmula 1, depois de ter sido ultrapassado na largada, mas na estratégia ter conseguido recuperar duas posições. O pódio foi completado pelos alemães Nico Rosberg, companheiro de Hamilton na Mercedes, e Sebastian Vettel, da Ferrari.
Na largada, os dois carros da Mercedes pareceram patinar e com isto as Williams se aproveitaram. O brasileiro Felipe Massa e o finlandês Valtteri Bottas pularam para primeiro e segundo, respectivamente.
Ainda nas primeiras curvas, Romain Grosjean, Pastor Maldonado e Jenson Button se tocando – sobrou até para o Fernando Alonso, que teve que trocar asa dianteira – culminando no abandono dos três e a entrada do Safety Car, juntando o pelotão e os líderes.
As voltas seguintes foram de boas brigas entre os quatro primeiros colocados. A Williams teve sucesso em defenderem-se durante toda a primeira parte da prova. Quem teve dificuldade em se defender, mas obteve sucesso foi Massa do seu companheiro Bottas, que tinha um melhor ritmo e ainda podia usar asa móvel.
Enquanto isso, lá no fundo do grid, Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Carlos Sainz abandonavam a corrida. Verstappen por um erro cometido durante a relargada e os outros dois com problemas no motor Renault. Sainz, inclusive, gerou o primeiro uso do Safety Car Virtual, em que todos os pilotos ficam com a velocidade limitada, mas sem um carro de segurança na pista e também sem juntar o pelotão.
Chegada a primeira rodada de pit-stops, Hamilton foi o primeiro a parar e tirou vantagem de voltar com pista limpa pneus novos, o que lhe rendeu a liderança da prova. Atrás dele seguiam ainda, mas distantes, Massa, Bottas e Rosberg, exatamente nesta ordem após todos pararem.
Na parte final da corrida surgiu a notícia de que chuva ia cair sobre o circuito de Silverstone. Ela ameaçou uma, duas vezes e na terceira pancada os pilotos foram obrigados a calçar os pneus intermediários. Hamilton foi novamente o primeiro a parar e, com isso, ganhou muita vantagem. A Williams errou na escolha, demorou e seus pilotos sofreram. Rosberg conseguiu passar Bottas e Massa ainda com pneus slick, uma vez que a Mercedes tem muito mais downforce.
Uma volta mais tarde a equipe britânica trouxe então seus pilotos para os boxes, mas aí Vettel, que já havia parado uma volta mais cedo, se aproveitou e conseguiu levar a melhor, aparecendo em terceiro, depois de andar muito tempo fora do top 5. Se para Vettel a chuva deu certo, para seu companheiro Kimi Raikkonen não deu. O finlandês estava à frente do alemão, mas arriscou, parou cedo demais, rodou com pneus intermediários ainda no seco e acabou na oitava posição.
Massa completou a prova na quarta posição, sem problemas após a rodada final de pit-stops, quando calçou os pneus intermediários. Bottas conseguiu terminar atrás do seu companheiro, em quinto, mas sofrendo pressão do russo Daniil Kvyat, da Red Bull, uma vez que os pneus não tinham bom rendimento para ele.
A prova na Grã-Bretanha, depois de tantas reviravoltas, também fica marcada para o espanhol Fernando Alonso, que conquistou seu primeiro ponto pela McLaren nesta nova fase. Alonso aproveitou-se de um erro de estratégia do sueco Marcus Ericsson, da Sauber.
O brasileiro Felipe Nasr, companheiro de Ericsson, não chegou a largar. Quando ia para o grid, Nasr teve problemas com a caixa de câmbio e não havia tempo suficiente para repará-la.
Os dois carros da Manor completaram a prova nas duas últimas posições.
A Fórmula 1 volta à ação em três semanas com o GP da Hungria, que será disputado no circuito de Hungaroring.
Confira o resultado do GP da Grã-Bretanha:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 2 pit-stops
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 2
3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 2
4) Felipe Massa (BRA/Williams), 2
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 2
6) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull), 2
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 2
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 3
9) Sergio Perez (MEX/Force India), 2
10) Fernando Alonso (ESP/McLaren), 3
11) Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 4
12) Roberto Merhi (ESP/Marussia), 2
13) Will Stevens (ING/Marussia), 2
OUT) Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso), 1
OUT) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 3
OUT) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), 0
OUT) Pastor Maldonado (VEM/Lotus), 1
OUT) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 0
OUT) Jenson Button (ING/McLaren), 0
OUT) Felipe Nasr (BRA/Sauber), 0