O grid da Fórmula 1 não irá expandir além das 11 equipes antes de 2017 ao menos, depois que a FIA confirmou nesta sexta-feira que nenhuma nova equipe foi admita para uma vaga existente.
A FIA abriu o processo de seleção de uma nova equipe no começo deste ano na tentativa de receber entrantes que ajudaria a assegurar o futuro a longo prazo da categoria.
A nova Haas F1 Team já está confirmada para 2016.
Um comunicado emitido pela FIA na época dizia: “Tendo preocupação sobre a sustentabilidade e futuro bem-sucedido do Campeonato Mundial de Fórmula 1, a FIA abriu um novo processo de seleção para identificar uma equipe candidata para participar do campeonato a partir de 2016 ou 2017”.
O prazo original para as partes interessadas inscreverem-se era 30 de junho, mas o processo foi mais tarde estendido até o final de julho numa tentativa de dar às equipes interessadas mais tempo para inscreverem-se.
No entanto, com o prazo tendo se esgotado e a FIA tendo avaliado as candidatas, o órgão decidiu que nenhuma das duas candidatas interessadas cumpriam com as exigências.
“Nenhuma das inscrições conseguiu cumprir com os critérios da FIA para admissão de novas equipes, apesar de termos dado toda a oportunidade para que apresentassem seus casos”, disse um porta-voz da FIA ao site ‘Motorsport.com’. “Esta rodada de inscrições está agora encerrada”.
A FIA negou-se a identificar as aplicações.
Apesar de o processo de seleção da FIA cobrir o período de 2016 e 2017, a decisão atual não significa que uma equipe não possa entrar antes de 2018. Se uma montadora, como Renault ou até mesmo Audi, decidir que quer abrir sua própria equipe, é provável que a FIA esteja disposta a abrir o processo novamente.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.