Pentacampeão da MotoGP, o italiano Valentino Rossi andou nesta quarta-feira, pela primeira vez, com um carro de Fórmula 1. Ele usou a Ferrari F-2004, o mesmo modelo que está sendo usado pelo alemão Michael Schumacher no mundial de Fórmula 1, em um teste secreto na pista particular da escuderia italiana
Rossi deu 20 voltas no circuito privado de Fiorano. A equipe não divulgou o tempo oficial dos testes, mas a agência de notícias italiana Ansa cronometrou a melhor volta do piloto em 59s5. O teste durou pouco porque, pelas regras da categoria, cada equipe só pode testar o carro por 50 voltas na semana que antecede às corridas. Schumacher, que se prepara para o GP de San Marino, no final de semana, também testou nesta quarta e marcou 58s433. Seu recorde no circuito, marcado no início do ano com a mesma F-2004, é de 55s999.
“Dirigir um Fórmula 1 é uma experiência incrível e foi fantástico poder seguir os passos de Schumacher por um dia”, disse o italiano.
O convite para que Rossi dirigisse uma Ferrari foi feito em outubro do ano passado, pelo vice-presidente da escuderia, Luca de Montezemolo. Os testes, porém, só deveriam acontecer no final do ano. A equipe tentou encobrir o treino e esconder a presença de Rossi, mas o piloto acabou descoberto pela imprensa italiana.
Essa é a terceira experiência em quatro rodas do campeão de motociclismo. Antes, ele já tinha disputado duas provas de rally de velocidade. Se o italiano confirmar a mudança, ele será o primeiro a trocar a motovelocidade pela Fórmula 1 desde o venezuelano Johnny Cecotto, que correu na principal categoria do automobilismo em 1983 e 84.
Além disso, Rossi também poderia ser o primeiro desde o inglês John Surtees a conquistar títulos nas duas categorias. Surtees foi campeão da Fórmula 1 em 1964, depois de conquistas sete vezes o mundial de motociclismo. Outra marca que pode atrair o piloto é a chance de ser o primeiro italiano desde Alberto Ascari a conquistar um título com a Ferrari.
Nos últimos anos, o Brasil teve um caso parecido. Airton Daré correu na IRL depois de ser campeão mundial de jet-sky.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.