Felipe Massa fecha sexta-feira na frente; Hulkenberg liderou a primeira sessão

Felipe Massa cravou a volta mais rápida durante a segunda sessão de treinos livres marcada pela chuva em Sochi, à frente da Ferrari de Sebastian Vettel e do seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas.

Assim como na primeira sessão, os pilotos permaneceram no pit-lane no início desta sessão, mas desta vez devido à forte pancada de chuva.

Demorou até a metade da sessão para que o primeiro tempo fosse registrado, o piloto da McLaren-Honda, Fernando Alonso, inicialmente liderou sobre os novados da Toro Rosso.

Max Verstappen então moveu para a frente, trabalhando para chegar à marca de 2:00 enquanto o asfalto dava sinais de secar.

Mas outra onda de voltas rápidas viu muitas mudanças na tabela de tempos, Felipe Massa ficou com a ponta com uma marca em 2:00.450 depois da bandeira quadriculada.

Vettel sobreviveu à uma travada de pneus na penúltima curva no final da sua segunda volta rápida, dois décimos abaixo de Massa, com Bottas em terceiro, mais três centésimos atrás.

Verstappen terminou em quarto, com Alonso, piloto da Red Bull Daniil Kvyat, companheiro de equipe Carlos Sainz Jr. e a outra McLaren de Jenson Button, os outros únicos a completarem voltas.

A Mercedes, Force India, a Red Bull de Daniel Ricciardo e a Sauber de Marcus Ericsson aventuraram-se somente para voltas de instalação, sem se arriscar a nenhuma volta rápida.

A Lotus, Manor, Felipe Nasr, da Sauber, e a Ferrari de Kimi Raikkonen nem mesmo deixaram a garagem durante toda a sessão de uma hora e meia.

Como foi a primeira sessão de treinos

Nico Hulkenberg colocou a Force India no topo da tabela de tempos durante o primeiro treino livre para o GP da Rússia em Sochi, depois de um grande vazamento de diesel atrapalhar o andamento da sessão.

Os pilotos perderam meia hora de tempo de pista enquanto os fiscais limpavam o setor afetado do circuito, que ia da Curva 8 até a Curva 11.

Quando a ação finalmente continuou, todos os pilotos começaram com os pneus de pista molhada da Pirelli, antes de gradualmente trocaram para os pneus slick.

Durante a parte final da sessão, foi Hulkenberg quem cravou o melhor tempo, conseguindo cravar sua volta em 1:44.355.

Nico Rosberg e Sebastian Vettel asseguraram que sua Mercedes e Ferrari ficassem próximos da frente, à frente da outra Force India de Sergio Perez.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, e Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, terminaram em quinto e sexto, superando Lewis Hamilton, que deu uma escapa nos minutos finais.

Valtteri Bottas foi o mais rápido dos pilotos da Williams em oitavo, depois do seu companheiro de equipe Felipe Massa perdeu controle do seu carro pelo setor úmido na parte final da sessão.

Max Verstappen assegurou que ambos os carros da Toro Rosso terminassem dentro do top 10, que foi completado por Kimi Raikkonen, outro que sofreu uma rodada.

A dupla da McLaren, Jenson Button e Fernando Alonso – o espanhol usando o motor atualizado da Honda – terminaram em 11o e 14o, ensanduichados pelos brasileiros Massa e Felipe Nasr.

O piloto titular da Lotus, Pastor Maldonado, foi um segundo mais rápido do que o reserva Jolyon Palmer, que fez sua décima aparição em treino livre em 2015, com o piloto da casa Daniil Kvyat terminando entre eles.

Roberto Merhi – retornando à ação depois de duas corridas fora – e Will Stevens terminaram no fim da tabela, ensanduichando Marcus Ericsson, companheiro de Nasr na Sauber, que enfrentou um problema no motor.