Raikkonen e Alonso são punidos; Mercedes é bicampeã Mundial de Construtores

Mercedes conquistou o Mundial de Construtores pela segunda vez consecutiva nesta temporada depois de os comissários punirem o piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen, após o término do GP da Rússia.

A Mercedes entrou na corrida em Sochi precisando marcar três pontos a mais do que a Ferrari, com 169 pontos separando as duas equipes e um máximo possível de 215.

Lewis Hamilton deu à Mercedes 25 pontos com uma vitória dominante, mas Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen conquistaram 28 pontos para a Ferrari ao cruzarem a linha de chegada em segundo e quinto, respectivamente.

Raikkonen, no entanto, esteve envolvido num acidente com o rival da Williams, Valtteri Bottas, na última volta da corrida, com a dupla disputando a terceira posição – um incidente que os comissários investigaram depois da corrida.

Raikkonen, que mergulhou por dentro de Bottas na Curva 4 e empurrou seu compatriota para a barreira de proteção, recebeu um acréscimo de 30 segundos ao seu tempo final de prova por suas ações, derrubando-o para a oitava posição.

A Mercedes então deixa Sochi com uma inalcançável vantagem de 172 pontos sobre a Ferrari.

Enquanto isto, o piloto da McLaren, Fernando Alonso, recebeu uma punição de cinco segundos por exceder os limites da pista, dando ao jovem da Toro Rosso, Max Verstappen, o décimo lugar e um ponto.