Categoria: F1
|
23 de abril de 2004 14:52

Novas regras da F-1 serão discutidas no dia 4

Os diretores das escuderias que integram o Mundial de Fórmula 1 se reunirão com os membros da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em 4 de maio, em Mônaco, para começar a analisar as novas regras que regerão a categoria a partir de 2008.

A informação foi dada em 13 de abril aos chefes de equipe pelo britânico Max Mosley, presidente da FIA, que decidiu divulgá-la nesta sexta-feira mediante um comunicado oficial, no circuito de Ímola, onde este fim de semana é disputado o Grande Prêmio de San Marino, a quarta prova do Mundial de F-1.

A FIA, segundo a cláusula 8.10 do Acordo Concorde, é obrigada a anunciar as regras técnicas para o Mundial de 2008 antes de 31 de dezembro de 2005.

A federação internacional iniciou o processo de formulação dessas regras e, devido a isso, Mosley decidiu consultar todos os responsáveis pelas equipes que competem atualmente na Fórmula Um.

As propostas preliminares, segundo o comunicado da FIA, têm seis objetivos primordiais:

Melhorar o espetáculo sem a introdução de regras artificiais.

Dar ênfase à habilidade do piloto eliminando as ajudas eletrônicas.

Reduzir o custo operacional de uma equipe de ponta de Fórmula Um.

Reduzir de forma muito substancial o custo operacional de uma equipe de Fórmula Um menos competitiva.

Encorajar a entrada de novas equipes na categoria.

Criar uma formação de saída de 24 carros.

A carta foi dirigida a Flavio Briatore (Renault), Eddie Jordan (Jordan), David Richards (BAR-Honda), Peter Sauber (Sauber), Jean Todt (Ferrari) e Frank Williams (Williams-BMW), com cópia ao “chefão” da Fórmula 1, Bernie Ecclestone.

A reunião está prevista para terça-feira, dia 4, mas poderia se estender até quarta-feira, dia 5, caso seja necessário. A idéia é que as proposições finais sejam apresentadas ao Conselho Mundial da FIA em 30 de junho, para que entrem em vigor em 1º de janeiro de 2008.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.