Max Verstappen lidera primeiro treino no México

O novato da Toro Rosso, Max Verstappen, liderou a tabela de tempos durante o primeiro treino livre para o GP do México à frente de Daniil Kvyat, da Red Bull, e Kimi Raikkonen, da Ferrari.

A sessão desta sexta-feira no Autódromo Hermanos Rodriguez começou com um asfalto extremamente molhado, depois de chuva durante a noite.

Apesar de logo secar o suficiente para usar pneus slick, as condições permaneceram desafiadoras, com vários pilotos reclamando da baixa aderência.

Verstappen trabalhou para chegar em 1:25.990 usando o composto médio, o mais duro do fim de semana, mas cortou um seção do circuito através dos esses depois de espalhar.

Sem nenhuma ação tomada, ele permaneceu no topo do pelotão, três décimos de segundo à frente de Kvyat e Raikkonen, que cravaram tempos idênticos.

Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo seguiram na outra Ferrari e outra Red Bull, um segundo atrás do tempo cravado pelo líder Verstappen.

Nico Rosberg foi a Mercedes mais rápida em sexto, apesar de um dramático incidente com seus freios traseiros pegando fogo na abordagem à Curva 12.

Rosberg imediatamente trouxe seu carro de volta para os boxes, onde os mecânicos rapidamente agiram para conter as chamas, e foi possível retornar para a pista na parte final da sessão.

Valtteri Bottas, o primeiro piloto a usar os slicks, terminou a sessão em sétimo, na frente de Carlos Sainz Jr., do favorito da casa Sergio Perez e do seu companheiro de Williams, Felipe Massa.

Lewis Hamilton, coroado tricampeão mundial no GP dos EUA, começou o fim de semana de maneira humilde, na 11a posição, 1.7 segundos atrás do líder.

A Sauber e a Lotus preencheram as quatro posições seguintes. Marcus Ericsson superando Pastor Maldonado, e Felipe Nasr – que sobreviveu à uma rodada na última curva – superando Jolyon Palmer.

Palmer devolverá o carro para Romain Grosjean para o segundo treino livre.

Nico Hulkenberg perdeu tempo de pista com um problema técnico, deixando-o em 16o, à frente de Fernando Alonso, que foi forçado a voltar a usar pneus intermediários depois de estragar seu jogo de pneus médios.

A dupla da Manor, Alexander Rossi e Will Stevens, ficaram com a outra McLaren de Jenson Button entre eles. Button perdeu a meia hora final assim que os mecânicos começaram a trabalhar numa troca de motor para o segundo treino.

Os carros voltam à ação a partir das 18h (horário de Brasília) para o segundo treino livre do fim de semana na Cidade do México.