Pole em Interlagos? Não vale tanto a pena

Pilotos vão à pista hoje em Interlagos em busca da pole position para o GP do Brasil. Mas largar na primeira colocação não tem sido um sinal de vitória na prova da capital paulista

Felipe Domingues, Guilherme Cardoso e Luis Fernando Ramos

INTERLAGOS – São Paulo (SP)

Muitos pensam que o primeiro passo para uma vitória na Fórmula 1 é conseguir uma pole position. Mas no circuito de Interlagos, em São Paulo, ficar com a posição de honra no grid está longe de ser um triunfo. Afinal, não foram muitos os pilotos que saíram na primeira colocação e terminaram a prova nesse mesmo lugar.

O autódromo da capital paulista sediou o GP do Brasil em 32 oportunidades até o momento, mas em apenas 12 o pole position acabou o domingo no alto do pódio.

O circuito de Interlagos é o sétimo do atual calendário em que o primeiro do grid menos triunfou – são 19 no total. O mais traiçoeiro nesse quesito tem sido o da Yas Marina, em Abu Dhabi, com somente um triunfo em seis provas.

Mas apesar do retrospecto ruim para o pole position em São Paulo, o inglês Lewis Hamilton acredita que sair na frente vai ser muito importante para buscar sua primeira vitória da carreira no Brasil.

– No ano passado, na corrida, eu tive um ritmo muito bom, mas não fui muito bem durante a classificação. Espero que nesta temporada, no treino classificatório, eu consiga me sair bem melhor – declarou o já tricampeão mundial, que saiu na segunda colocação em 2014 e terminou a prova no mesmo lugar.

A disputa pela posição de honra no grid hoje, a partir das 14h (de Brasília), deve mais uma vez ficar entre o inglês e seu companheiro de equipe Nico Rosberg. Nas 17 corridas de 2015, eles largaram no primeiro lugar em 16 ocasiões (11 de Hamilton e cinco do alemão – a outra foi de Sebastian Vettel).

Se não bastasse, o pole venceu dez vezes na temporada, sendo sete triunfos do campeão mundial, dois de Rosberg e um do ferrarista.

Mas em Interlagos, o tempo também pode deixar tudo mais confuso. Segundo os meteorologistas, existe 30% de chance de chover durante a classificação. O que transformaria a tomada de tempo em uma loteria. É esperar para ver.

Últimos anos foram exceções

Apesar do retrospecto ruim para os pole positions no GP do Brasil, em Interlagos, os dois últimos anos quebraram tal sina ruim. Afinal, Sebastian Vettel, então na Red Bul, e Nico Rosberg, na Mercedes, largaram no primeiro lugar e venceram a corrida em 2014 e 2015, respectivamente.

Antes disso, o último a atingir esse feito tinha sido o brasileiro Felipe Massa, em duas ocasiões. O piloto do Brasil triunfou no país em 2006 e 2008 após ter obtido a posição de honra no grid.

Vale lembrar que o Rosberg foi o pole das últimas quatro corridas da atual temporada.

VALE SER POLE?

Sim

Do atual calendário da Fórmula 1, o circuito onde o pole position conseguiu mais vitórias na história é o de Barcelona. Em 25 corridas disputadas, o piloto que largou na primeira posição venceu 19. Em seguida, aparece a prova disputada na Marina Bay, em Cingapura, onde o pole triunfou em seis das oito provas no circuito de rua.

Não

O circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi, tem sido o mais traiçoeiro para o pole position atualmente. Lá, apenas uma vez quem largou em primeiro venceu. Em seguida, aparecem: o Circuito das Américas (EUA), Silverstone (ING), Spilberg (AUT), Spa-Francorchamps (BEL), Monza (ITA) e Interlagos (BRA).