Felipe Domingues, Guilherme Cardoso e Luis Fernando Ramos
INTERLAGOS – São Paulo (SP)
Se o dia foi repleto de emoções no paddock da Fórmula 1 em Interlagos, visto que muitos comentários e perguntas diziam respeito aos atentados da noite dessa sexta-feira em Paris, ele foi ainda mais “carregado” para o piloto da Lotus, Romain Grosjean.
Suíço de nascença, mas francês na nacionalidade, ele pilotou no treino de classificação usando uma bandeira de seu país no braço, em homenagem às vítimas da tragédia. Mesmo consternado, não pode perder o foco na pista.
– Quando você está no carro, você deve pensar no que está fazendo, porque é um local perigoso. Você precisa estar 100% focado dentro do caro. Mas fora dele, foi um dia difícil, é claro. Minha família é de Paris, então liguei para eles ontem (sexta-feira), porque estava preocupado. Tenho sorte por não ter tido amigos entre as vítimas, mas eu tinha vários amigos no Stade de France (local de um dos ataques). Foi muito chocante. A pergunta é, por que fazer isso? – questionou o piloto.
Nesse domingo, a Fórmula 1 também terá seu momento para homenagear as vítimas, com um minuto de silêncio antes da largada para o GP do Brasil. Além disso, a categoria também irá separar um instante de preces para as vítimas de acidentes de trânsito no mundo.
– Até hoje, infelizmente, ainda temos vítimas nas estradas. O que aconteceu ontem foi grande, porque colocou todos contra a parede e nós não queremos ver isso. Como um francês, meu minuto de silêncio será por Paris – comentou Grosjean.
Em solo brasileiro, o francês não pode fazer muito para ajudar seu país. À distância, ele sofre com as constantes atualizações do número de mortos que, até o fim da tarde deste sábado, já alcança 129 fatalidades, além de 352 feridos, de acordo com um Promotor de Paris.
– Eu acho que a única coisa que posso fazer é colocar a bandeira francesa no meu braço e subir ao pódio com ela. Sei que será difícil, mas vamos correr e esperar que as coisas aconteçam – disse, antes de finalizar:
– Vamos esperar que a paz volte nesse fim de semana.