Brasil pode igualar maior jejum de vitórias na F-1

Com duas provas para o fim da temporada, país pode chegar à sexta temporada sem um triunfo

Felipe Domingues, Guilherme Cardoso e Luis Fernando Ramos

INTERLAGOS – São Paulo (SP)

Se o “Ilariê”, da Xuxa, era o ritmo mais tocado nos dias da semana antigamente, o “Tema da Vitória” se tornou algo comum aos domingos de corridas da Fórmula 1. Mas não nos últimos anos. Após ficar famosa com as vitórias de Nelson Piquet e Ayrton Senna, e depois com Rubens Barrichello e Felipe Massa, a música parece ter caído no esquecimento. Assim como os triunfos brasileiros.

E nesta temporada, o maior jejum de triunfos do país na história está muito perto de ser igualado. Afinal, esse é o sexto ano seguido sem um piloto do Brasil subir ao lugar mais alto do pódio. A mesma sequência negativa atingida após a morte de Ayrton Senna.

Desde o primeiro triunfo de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, em 1970, nos Estados Unidos, o Brasil nunca tinha ficado mais do que quatro campeonatos sem uma vitória. Mas em 1994, quando Senna se acidentou em Ímola (ITA), tudo mudou. Naquele ano, o país já ficou zerado. E foi assim até 2000, na Alemanha, quando Rubens Barrichello quebrou esse incômodo jejum.

E foi justamente o atual piloto da Stock Car o responsável pela última imagem de um brasileiro no lugar mais alto do pódio: em 2009, ao triunfar no GP da Itália, com a antiga equipe Brawn. Mas desde então, a história já é outra.

Felipe Massa foi quem ficou mais perto de quebrar esse jejum. Em quatro oportunidades, ele terminou uma corrida na segunda colocação: três vezes pela Ferrari e uma já com a Williams. Essa última foi em Abu Dhabi, na corrida de encerramento do ano passado.

Mas apesar de incomodar, o jejum não deve terminar tão cedo. Massa e Felipe Nasr, os dois únicos do país no grid nesta temporada (e na próxima) sabem que estão longe de um triunfo. Ainda mais hoje em Interlagos, com o domínio da Mercedes e a força da Ferrari.

– É uma pista boa para o carro da Williams, uma pista boa para mim. Espero que tenhamos um carro competitivo como no ano passado. Tem uma equipe a mais, até duas nessa briga.Tem de pensar em brigar pelo pódio – availou Massa, que foi terceiro na prova em 2015.

CADÊ AS VITÓRIAS?

Primeira

O Brasil tem 101 vitórias na história da Fórmula 1. A primeira foi com Emerson Fittipaldi, no GP dos Estados Unidos, em 4 de outubro de 1970, em Watkins Glen.

………………….

Maiores jejuns

Logo após a morte de Ayrton Senna, em 1994 – ele tinha vencido o GP da Austrália, em 1993 –, foram seis temporadas sem um triunfo: de 1994 a 1999. O jejum acabou com a vitória de Rubens Barrichello na Alemanha, em 2000. Agora, o Brasil pode igualar tal jejum, já que o último triunfo foi em 2009, com Barrichello.