Categoria: F1
|
15 de novembro de 2015 08:00

Felipe Nasr tenta pontuar e acabar com zica do país na estreia no GP do Brasil

Dos 26 brasileiros estreantes em casa, 18 abandonaram a prova. Já Emerson Fittipaldi venceu

Felipe Domingues, Guilherme Cardoso e Luis Fernando Ramos

INTERLAGOS – São Paulo (SP)

Correr em casa é o sonho de qualquer piloto. É só chegar o GP do Brasil para a expectativa do público crescer. Imagine, então, como fica a cabeça dos corredores. E em 2015, o país volta a contar com um estreante no grid: Felipe Nasr. Mas será que a primeira prova no Brasil trará boas lembranças?

Desde quando a corrida no país entrou no calendário da categoria, em 1973 – em 1972 ocorreu uma disputa como exibição –, 26 brasileiros correram em Interlagos ou Jacarepaguá. O melhor resultado até então é a vitória de Emerson Fittipaldi logo no primeiro ano. Mas isso se tornou uma grande exceção.

Desde então, só mais quatro pilotos terminaram a prova na atual zona de pontuação: Roberto Pupo Moreno, sétimo em 1991, Pedro Paulo Diniz, décimo em 1995, Ricardo Zonta, nono em 2000, e Cristiano da Mata, décnico em 2003.

Mas o pior ainda está por vir: dos 26 brasileiros estreantes em casa, 18 tiveram de abandonar a corrida por conta de problemas mecânicos no carro ou algum acidente.

– Será minha primeira experiência, um fim de semana totalmente novo para mim. Tive um pequeno gosto com a Williams no ano passado, no primeiro treino livre, mas não vejo a hora de ver essa atmosfera, os fãs.. Estando aqui pela primeira vez, em um circuito com tanta história e momentos no passado, e ao ponto de começar a minha história, é um grande passo. Conseguir pontos aqui será muito bom – avaliou o corredor da Sauber.

Nasr até chegou a obter um bom resultado na classificação, ontem, ao terminar no 11 lugar. Mas uma punição (leia mais abaixo) fez ele cair para a 13 posição. Mesmo assim, dá para sonhar em conseguir ficar entre dez primeiros.

O jovem piloto, de 23 anos, tem sido, aliás, o melhor estreante do país na Fórmula 1. Logo na primeira corrida da temporada, ficou com a quinta colocação, na Austrália. Depois, pontuou mais cinco vezes. Atualmente, ocupa a 13 colocação no Mundial, com 27 pontos.

– Tenho de ficar satisfeito. Foi uma temporada difícil, começamos de forma muito boa, tendo boas oportunidade para marcar pontos, especialmente na Austrália. Aquele quinto lugar foi perfeito, não poderia pedir mais. Foi uma temporada de muito aprendizado, ganhando experiência – declarou.

ESTREIAS

A melhor

Logo na primeira corrida no Brasil válida para o Mundial de pilotos e construtores da Fórmula 1, em 1973, Emerson Fittipaldi ficou com a vitória em Interlagos.

………………….

Más lembranças

Dos 26 pilotos brasileiros que tiveram a possibilidade de participar do GP do Brasil (em São Paulo ou no Rio de Janeiro), 18 abandonaram a prova de estreia por conta de um problema mecânico ou de um acidente. Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa passaram por essa situação.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.