Foto: Divulgação / McLaren
Luis Fernando Ramos
Ninguém aguarda com mais ansiedade o final da temporada da Fórmula 1, que termina neste final de semana em Abu Dhabi, do que a dupla da McLaren. Fernando Alonso e Jenson Button, dois campeões do mundo, tiveram de amargar um ano marcado por inúmeras quebras e pela falta de competitividade do pacote da McLaren-Honda. O espanhol não tem problemas em admitir estar contando as horas para o final da corrida do domingo.
– Falta ainda uma corrida e não veremos nada diferente do que aconteceu nas últimas. Lutaremos para chegar ao Q2 e, para somarmos pontos, precisaremos de ajuda dos nossos adversários. Espero que passe rápido e que a segunda-feira chegue logo para já começarmos a nos concentrar no ano que vem.
Apesar da frustração pelas dificuldades sofridas ao longo da temporada, a fé de Alonso no futuro da equipe permanece inabalável. No paddock do circuito de Yas Marina, o espanhol falou de como o desafio do novo projeto foi fundamental para mantê-lo motivado.
– No ano passado eu conversava com vocês sem nenhuma motivação, mesmo com alguns vice-campeonatos. Mas não havia esperança de mudar a situação. Isto me frustrava muito. Agora, mesmo quase sem pontos, tudo o que aprendi neste ano e o que vejo para o futuro me fazem levantar pela manhã animado. Era o que precisava na minha carreira esportiva.
O espanhol garante não saber se o time já conseguirá ser competitivo em 2016, mas deixa claro antever uma evolução em relação a esta temporada.
– Há uma curiosidade para ver como a situação vai mudar para o ano que vem. Ainda não sabemos se vai ser o suficiente para conseguir pódios, lutar por vitórias ou por brigar por campeonatos. Mas que as coisas não serão como neste ano, isto é claro.
O discurso de Jenson Button segue no mesmo tom. O piloto inglês também fez grandes elogios ao espanhol, especialmente ao compará-lo ao tricampeão Lewis Hamilton, contra quem correu na McLaren por três anos, entre 2010 e 2012.
– Alonso é um desafio maior porque é muito mais consistente nas corridas. Lewis era imbatível em algumas provas mas desaparecia em outras. Alonso é sempre competitivo. Se está a sua frente, está te segurando, se está atrás de você te pressiona. O que é ótimo – disse o inglês.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.