A Renault espera ser capaz de finalizar sua aquisição da equipe Lotus na próxima semana, de acordo com seu diretor na Fórmula 1, Cyril Abiteboul. A fabricante francesa está trabalhando para assumir a equipe baseada em Enstone há vários meses, inclusive com funcionários já trabalhando em conjunto.
“Não haverá nenhum anúncio sobre o futuro da Renault, a curto ou médio prazo, no fim de semana”, disse ele no GP de Abu Dhabi. “Mas haverá um anúncio, muito provavelmente no decorrer da próxima semana. Nós sempre dissemos que gostaríamos de fazer isso depois da temporada – ela termina no domingo”.
Abiteboul descreveu os atrasos na conclusão do negócio como “típicos da F1?, mas acrescentou que muito trabalho já foi concluído. “Tem sido uma montanha-russa boa para nós – uma grande quantidade de trabalho foi realizada entre Lotus e Renault”, afirmou.
“Houve um processo em curso desde a assinatura da carta de intenções (em setembro). Cinquenta pessoas têm trabalhado dia e noite sobre a realização de uma participação majoritária na Lotus”, explicou o dirigente da Renault.
O dirigente da Lotus, Federico Gastaldi acrescentou que os detalhes finais da aquisição permanecem nas mãos da Renault. “Nós estamos na mesma página. Nós estamos trabalhando o tempo todo desde a corrida de Cingapura. Temos pessoas da Renault já na fábrica – isso não muda nada. Nós não podemos forçar a Renault a tomar a decisão, depende deles”, declarou.
Quando a Renault assinou sua carta de intenções com a Lotus, a equipe recebeu um prazo até 7 de dezembro do Tribunal Superior para resolver o seu futuro. Há dívidas de impostos que poderão colocá-la sob administração.